Abertas inscrições para bolsas de iniciação científica e tecnológica do IFRR

por Rebeca publicado 23/03/2021 11h35, última modificação 23/03/2021 10h58
São ofertadas 44 bolsas para estudantes, e as inscrições ocorrem de 23 de março a 5 de abril

Estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos ou de graduação dos Campi Boa Vista (CBV), Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), Amajari (CAM) e Novo Paraíso (CNP) podem se inscrever, a partir desta terça-feira, 23, nos programas de iniciação científica e tecnológica do Instituto Federal de Roraima.

As regras para a inscrição no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibict) e no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica (Pivict) estão contidas no Edital 01/2021 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq). São ofertadas 44 bolsas.

Exclusivamente pela internet, as inscrições ocorrem de 23 de março a 5 de abril de 2021, nos endereços dos setores de pesquisa das unidades ofertantes, disponíveis no edital. As bolsas estão divididas entre os campi da seguinte maneira:  9 para o CAM, 17 para o CBV, 6 para o CBVZO e 12 para o CNP.

O estudante selecionado no Pibict receberá bolsa mensal no valor de R$ 400,00 durante os oito meses de duração do programa, contados a partir do dia 26 de abril de 2021. As propostas recomendadas e não contempladas com bolsas poderão ser indicadas ao Pivict – modalidade voluntária que não recebe recurso financeiro.

Conforme o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFRR, Romildo Nicolau Alves, em virtude da pandemia, o edital estabelece como requisito para a participação a adoção prioritária de metodologias que permitam a realização da pesquisa de forma remota, tais como metanálise (análise estatística de diferentes estudos) ou revisão bibliográfica extensiva.

OBJETIVOS – Nos programas institucionais de iniciação científica e tecnológica do IFRR, os objetivos são estimular e apoiar o desenvolvimento do pensamento científico e da iniciação à pesquisa científica e tecnológica como instrumentos de complementação à formação acadêmica e profissional dos discentes do IFRR, com real apoio dos servidores do quadro efetivo.

Além disso, os programas visam contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, ampliando o acesso e a integração do aluno à cultura científica, com o intuito de fortalecer a capacidade inovadora no País e proporcionar ao estudante, sob a orientação do servidor, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular, a partir de uma curiosidade, o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade.

Rebeca Lopes
19/3/21