Consulta à comunidade é promovida para atualização de regulamento de formação inicial e continuada do IFRR

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 28/06/2022 16h10, última modificação 02/07/2022 11h46
A consulta pública, relacionada às normas para o desenvolvimento de cursos FIC ou de qualificação profissional no instituto, ficará aberta até 8 de julho
Consulta à comunidade é promovida para atualização de   regulamento de formação inicial e continuada do IFRR

Uma das principais alterações na resolução simplifica o processo de aprovação dos cursos FIC ou de qualificação profissional no IFRR para que sejam disponibilizados mais rapidamente à comunidade

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) abriu, por meio da comissão interna responsável pela reformulação do Regulamento dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), uma consulta pública sobre a nova resolução que trata das normas para o desenvolvimento de cursos FIC ou de qualificação profissional no instituto.

Para tomarem conhecimento do novo documento e opinarem sobre as alterações/atualizações da regulamentação, as pessoas interessadas podem acessar a minuta por meio do link https://reitoria.ifrr.edu.br/pro-reitorias/extensao/regulamentos-1/consulta-publica/consulta-publica-reformulacao-do-regulamento-dos-cursos-fic-do-ifrr/view.

As contribuições com opiniões/sugestões sobre as alterações para  a nova resolução do Conselho Superior (Consup) do IFRR podem ser enviadas, até o próximo dia 8 de julho, para o e-mail cpex@ifrr.edu.br

Segundo a coordenadora de Programas de Extensão, Eveline de Paula Mendes, a atualização da regulamentação é necessária principalmente em razão da aprovação dos projetos pedagógicos dos cursos FIC, categorias de formação inicial e continuada, visto que atualmente no IFRR essas capacitações, antes de serem realizadas, precisam passar pela apreciação do Consup, o que torna o andamento mais lento. Com a alteração na resolução, será possível acelerar o processo de execução desses cursos.

“Com a reformulação e a aprovação desse documento, que teve embasamento em documentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais [IF Sul de Minas), para tal categoria será necessário apenas o parecer e a aprovação da Pró-Reitoria de Extensão, delegada pelo reitor ou reitora, e pelo presidente do Conselho Superior. Já, para a oferta de cursos de formação inicial e continuada, será necessária somente a aprovação da Direção-Geral do campus ofertante, reduzindo significativamente o tempo de tramitação para a oferta desses tipos de curso”, explicou a coordenadora.

Ela esclarece ainda que é importante que a comunidade participe, pois a resolução é um documento que estabelece as normas para o desenvolvimento de cursos e disponibiliza o modelo referência para a estruturação dos projetos pedagógicos dos cursos FIC no IFRR, com o objetivo de orientar o trabalho de construção desses projetos.

“Trata-se de uma ação de interesse da população, pois os cursos FIC são abertos para todos que buscam uma atualização, sobretudo jovens e adultos que buscam a inserção ou reinserção no mundo do trabalho. Com essa atualização, poderemos atender às demandas da sociedade referentes à qualificação para o trabalho e o emprego de uma maneira muito mais rápida”, comentou Eveline.

FIC – A formação inicial e continuada é indicada para quem deseja atualizar conhecimentos na área de atuação ou está buscando a inserção ou a reinserção no mundo do trabalho.

Os cursos FIC têm como finalidade a qualificação de jovens e trabalhadores, visando promover a formação inicial e continuada em atendimento às demandas do mundo do trabalho, conforme a realidade local, regional e nacional.

CONSULTA PÚBLICA – É um mecanismo de participação social não presencial, com período determinado para encerrar, extensivo a todos os cidadãos e cidadãs, ou seja, qualquer pessoa pode participar. Tem a finalidade de subsidiar o processo de tomada de decisão e de edição das normas da administração pública e, para atender aos anseios da população, disponibiliza maneiras de receber a contribuição das pessoas interessadas em participar dessa ação democrática.

« Março 2024 »