Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência terá live do IFRR para discutir políticas públicas de inclusão

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 15/09/2021 18h48, última modificação 15/09/2021 18h48
A intenção é sensibilizar sobre a necessidade de ações para a diminuição de barreiras arquitetônicas, comunicacionais e comportamentais, visando à inclusão social
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência terá  live do IFRR para discutir políticas públicas de inclusão

O evento é aberto ao público e será transmitido na terça-feira, 21, pelo canal oficial do IFRR no YouTube, o @IFRRoficial, a partir das 16 horas

Na próxima terça-feira, 21, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) promoverá uma live com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de manter e desenvolver políticas públicas de inclusão para as pessoas com deficiência, diminuindo as barreiras arquitetônicas, comunicacionais e as relacionadas a atitudes e comportamentos.

Fazem parte da programação, que terá como tema base "Escola espaço de inclusão, não prejudicamos ninguém!", a mestre em Educação e professora do IFRR Lana Cristina Melo e a professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Bruna Stella Melo. A mediação será feita pela mestre em Educação e pedagoga do IFRR Thays Cristine Carvalho.

O evento, organizado pelo Comitê de Políticas Inclusivas e pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do IFRR, é aberto ao público e transmitido pelo canal oficial do IFRR no YouTube (@IFRRoficial) a partir das 16 horas. Os interessados podem se inscrever acessando o link https://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos.

21 DE SETEMBRO – Apesar de já contar com ações alusivas à data desde 1982, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência só foi oficializado em 2005 pela Lei 11.133. Mas a lei voltada para os direitos dessa parte da população é a 13.146/15, que diz que pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento, de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência visa, então, promover ações e reflexões que sensibilizem para a garantia da integralização dessas pessoas na sociedade de forma igualitária e sem preconceitos.

« Março 2024 »