Eleições de dirigentes do IFRR ocorrem nesta quarta e quinta-feira

por Rebeca publicado 25/08/2020 16h57, última modificação 25/08/2020 16h57
Serão escolhidos, em votação on-line, o reitor e os diretores-gerais de quatro dos cinco campi
Eleições de dirigentes do IFRR ocorrem nesta quarta e quinta-feira

Candidatos ao cargo de reitor

Nos dias 26 e 27 de agosto, de forma on-line, a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Roraima vai escolher seus novos dirigentes para os próximos quatro anos. Concorrem ao cargo de reitor os professores Marcos André Fernandes Spósito, Nilra Jane Filgueira Bezerra e Sandra Mara Botelho, atual reitora, que busca a reeleição.

Além do cargo de reitor, serão escolhidos os diretores-gerais dos Campi Amajari, Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste e Novo Paraíso. O Campus Avançado Bonfim não escolherá diretor-geral, considerando a inexistência desse cargo na sua estrutura organizacional.

A votação ocorre de forma remota, pelo sistema Hellios Voting (https://helios.ifrr.edu.br/), a partir das 8 horas do dia 26 até às 21 horas do dia 27. Para garantir a segurança do processo, pessoas da comunidade acadêmica que ainda utilizam a senha padrão de acesso ao Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) devem alterá-la quanto antes.

Para quem não tem acesso à internet, as comissões eleitorais disponibilizam 12 pontos fixos de votação espalhados em oito municípios, que vão funcionar das 8h às 12h e das 14h às 18h. O votante deverá usar máscara, para ter acesso aos pontos fixos, e portar documento de identificação. Ao todo, são 4.054 eleitores aptos a votar, sendo 3.437 estudantes, 363 técnicos administrativos em educação (TAEs) e 254 professores.

Além do prédio da Reitoria (no Bairro Calungá) e das sedes dos Campi Amajari, Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste, Avançado Bonfim e Novo Paraíso, serão instalados pontos de votação em localidades com forte presença do instituto por meio da Educação a Distância (veja a lista abaixo).

A apuração pelas Comissões Eleitorais Central e dos campi ocorre de forma on-line, com transmissão no canal oficial do IFRR ((http://www.ifrr.edu.br/apuracao), a partir das 14 horas do dia 28, com divulgação dos resultados preliminares da apuração no dia 29 de agosto.

O prazo para apresentação de recurso contra os resultados preliminares da apuração, destinado à Comissão Eleitoral Central, será até às 18 horas do dia 30 de agosto. Essa comissão tem até o dia 2 de setembro para divulgar o resultado final, depois da análise dos recursos, e, no dia 4 de setembro, deve encaminhá-lo ao Conselho Superior (Consup) para análise e votação, e posterior encaminhamento ao Ministério da Educação.

O QUE DIZ A LEI

Pelo Decreto 6.986/2009, os reitores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia devem ser eleitos pela comunidade escolar para um mandato de quatro anos, com possibilidade de uma reeleição. Pela Lei 11.892/2008, de criação dos IFs, os reitores serão nomeados pelo Presidente da República, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal.

Sobre os diretores de unidades, a Lei 11.892/2008 diz que os campi serão dirigidos por diretores-gerais nomeados pelo reitor para mandato de quatro anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade do respectivo campus.

Conheça os pontos de votações fixos:
 Amajari
Campus Amajari
Três Corações – Escola Indígena Santa Luzia
 Boa Vista
Campus Boa Vista (atende Cantá, Alto Alegre, Mucajaí e Boa Vista)
Campus Boa Vista Zona Oeste
Reitoria
Bonfim
Campus Avançado Bonfim
Caracaraí
Campus Novo Paraíso