IFRR discute permanência e êxito de estudantes

por Rebeca publicado 21/09/2018 18h46, última modificação 21/09/2018 18h46
O Instituto Federal de Roraima (IFRR) promove, nos dias 27 e 28 de setembro, no auditório do Campus Boa Vista, o Encontro Permanência e Êxito dos Estudantes do IFRR. As inscrições são gratuitas e destinadas ao público interno do instituto. Elas devem ser feitas por meio do link https://www.even3.com.br/peifrr.

Serão debatidas questões relevantes para o desenvolvimento do processo educacional do IFRR, como o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), a evasão e a retenção de estudantes nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) com o apoio da Diretoria de Políticas de Educação a Distância (Dipead) e das demais pró-reitorias. Professores, técnicos e estudantes dos cinco campi devem participar dos dois dias de debate, cuja programação se inicia às 8h30, com credenciamento e apresentação cultural.

A professora mestre Nilva Schroeder, do IF Brasília, abre os trabalhos com a discussão sobre “Permanência e êxito: desafios e ações articuladas”. Na parte da tarde, às 14 horas, haverá relato das experiências exitosas dos campi, que terão vinte minutos cada um para fazer a apresentação. Por volta das 16h30, ocorre a mesa-redonda sobre o Proeja, com a professora Nilva e o professor doutor Ananias Noronha Filho, diretor de Ensino do Campus Boa Vista. A mediadora será a professora doutora Alessandra Fortes, do Campus Amajari. O encerramento do primeiro dia ocorre com relato de egresso.

No dia 28, às 8h30, tem apresentação cultural e, às 9 horas, a professora doutora Marcelina Teruko Fujii Maschio, do IF Mato Grosso do Sul, fala sobre a “Permanência e êxito: da reflexão à ação”. A pró-reitora de Ensino do IFRR, professora Sandra Grützmacher, disse que, após a palestra, será aprovado o cronograma para a construção do Plano Institucional de Permanência e Êxito. “Esse é o ápice do nosso encontro, pois representa a articulação de todos os setores da instituição”, afirmou.

Das 14h às 18h, será retomada a discussão sobre as atribuições de setores estratégicos para a instituição. O encerramento do Encontro Permanência e Êxito dos Estudantes do IFRR será às 18 horas.

Rebeca Lopes

21/9/18