IFRR realiza segunda Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

por Sofia Lampert publicado 04/09/2020 19h12, última modificação 04/09/2020 19h12
A Sipat será realizada no período de 8 a 11 de setembro, de forma virtual, pelo Meet

Instituto Federal de Roraima realiza, no período de 8 a 11 de setembro, de forma virtual, a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). Com foco nos cuidados com a saúde e a segurança do servidor, os encontros on-line serão transmitidos pelo Meet, conforme programação no rodapé da matéria, com os respectivos links das salas.

Construída coletivamente, a programação envolve a Coordenação de Qualidade de Vida do Servidor e Seguridade Social (CQVSS), as Comissões Internas de Saúde e Segurança do Servidor Público (Cissps) e a Equipe Multiprofissional de Vigilância e Promoção da Política de Atenção à Saúde e à Segurança do Servidor do IFRR (Pass/IFRR).

Os temas abordados na II Sipat são estes: prevenção e proteção ainda são os melhores remédios; Covid-19 e retorno ao trabalho com segurança; afine sua saúde e cuide da sua voz; e como alcançar uma mente saudável?

De acordo com a assistente social da CQVSS e membro da equipe multiprofissional Tatiana Sodré, o objetivo é sensibilizar os servidores para adotarem  atitudes preventivas em relação a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, levando-os a reconhecer e corrigir as condições e as práticas nocivas ao ambiente de trabalho.

Conforme Tatiana, o evento deste ano foi preparado com base nas principais demandas dos servidores no cenário da pandemia do novo coronavírus. Para explanar os temas, foram convidados servidores do próprio instituto com vasta experiência profissional para contribuírem com dicas e orientações sobre cuidados com a saúde e a segurança.

A promoção da II Sipat é uma das atribuições das Cissps das unidades, que tiveram recentemente seu regulamento aprovado pelo Conselho Superior, por meio da Resolução 517/2020/Consup/Reitoria/IFRR, de 28 de julho de 2020.

Programação II Sipat/IFRR:

Dia 8/9/2020 (às 15h) – “Prevenção e proteção ainda são os melhores remédios”

Encontro virtual pelo Meet sobre:

– Riscos no ambiente de trabalho

– Laudos ambientais do IFRR

– Adicional de insalubridade e periculosidade

-–  Mapa de risco

Link: https://meet.google.com/oyb-sgpd-und

Dia 9/9/2020 (às 15h) – “Covid-19 e retorno ao trabalho com segurança”

Encontro virtual pelo Meet sobre:

–  Orientações sobre o retorno às atividades presenciais

– Plano de Biossegurança do IFRR

–  Cuidados com a saúde mental

–  Qualidade de vida no trabalho

Link: https://meet.google.com/fyr-rytn-svr

Dia 10/9/2020 (às 15h) – “Afine sua saúde e cuide da sua voz”

Exibição de vídeo de orientação on-line sobre:

–  Voz e pregas vocais

–  Respiração

-–  Cuidados com a voz

Dia 11/9/2020 (às 10h) – “Defina sua postura e alongue sua vida”

Exibição de vídeo e divulgação de cards de orientação on-line sobre:

–  Ergonomia física

–  Hábitos saudáveis

–  Prevenção a dores musculares e articulares

–  Exercícios laborais em home office

Dia 11/9/2020 (às 15h) – “Como alcançar uma mente saudável?”

Divulgação de cards de orientação on-line sobre:

–  Cuidados da saúde mental

–  Regulação emocional

–  Diretrizes da saúde mental na pandemia e o trabalho remoto

Rebeca Lopes
Fotos: IFRR