Ensino médio integrado é tema de oficina realizada pelo IFRR
Servidores dos cinco campi e da Reitoria do Instituto Federal de Roraima participam da oficina Ensino Médio Integrado: Fundamentos, Currículo e Práticas, que será realizada de 12 a 14 de março. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) com apoio das pró-reitorias e dos gestores das unidades.
O professor Sidiney Cruz Sobrinho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense/Campus Passo Fundo, será o facilitador da oficina. Entre os objetivos estão o de discutir o papel da Rede Federal de Educação Profissional no ensino médio, a função social dos IFs na educação formal, a eficiência dos IFs no atendimento da política pública para o qual foram criados e como o IFRR poderá contribuir para o fortalecimento dos IFs.
No dia 12 de março, das 14h às 17h30 e das 18h às 20h30, o evento ocorre no auditório do Campus Boa Vista e tem como público-alvo professores e técnicos administrativos desse e dos Campi Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) e Avançado Bonfim (CAB), além da Reitoria. Nos dias 13 e 14 de março, o encontro será realizado durante todo o dia no Campus Novo Paraíso e no Campus Amajari, respectivamente.
Para a pró-reitora de Ensino, Sandra Grützmacher, além da importância de todo o aporte da legislação sobre a Rede Federal, o IFRR vai ganhar muito no trabalho específico sobre as possibilidades metodológicas para a organização curricular para o ensino médio integrado, fortalecendo a real integração entre os componentes curriculares. “E, complementando a relevância de todas as discussões nas unidades do IFRR, esse momento sinaliza um esforço maior diante da aprovação das Diretrizes Curriculares para o EMI (ensino médio integrado) e da Reformulação da Resolução 142/ 2013/IFRR”, disse.
A Resolução 142/2013 altera a Resolução 040, que estabelece os procedimentos para a elaboração e a adequação curricular dos planos dos cursos técnicos e superiores do IFRR.