II ENIC e II ENIDTI - Disponível e-book com trabalhos dos encontros de iniciação científica

por Rebeca publicado 11/03/2021 20h31, última modificação 11/03/2021 20h31
Material refere-se às atividades de pesquisa desenvolvidas de agosto de 2019 a julho de 2020

Está disponível, para acesso e download, gratuitamente, o e-book contendo os trabalhos apresentados no II Encontro de Iniciação Científica (Enic) e no II Encontro de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Enidti) do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Os dois eventos ocorreram de 2 a 4 de março, de forma on-line. Acesse o e-book aqui.

O material é composto por resumos das atividades de pesquisa desenvolvidas, de agosto de 2019 a julho de 2020, por 10 bolsistas de iniciação científica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic/CNPq) e por 5 bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/CNPq), além de professores/pesquisadores do IFRR.

A coordenadora dos programas no ciclo 2019-2020, professora Fabiana Letícia Sbaraini, falou sobre a relevância dos estudos realizados. “Para além da importância científica, eles contribuem para novos horizontes de transformações sociais em diferentes áreas do conhecimento, por meio de diversos saberes que se entrelaçam e que solidificam a pluralidade com que se dá o processo educacional científico e tecnológico nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia”, declarou.

Tanto o Pibic quanto o Pibiti visam à formação científica de recursos humanos para a pesquisa e o fortalecimento da capacidade inovadora no País, estimulando pesquisadores produtivos a envolver alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural. No e-book, os leitores têm acesso às principais informações de cada projeto executado no ciclo 2019-2020: aluno pesquisador, docente orientador/coorientador, relevância do tema, metodologia, resultados, entre outras.

A professora Daniele Fujita, uma das organizadoras do caderno de resumos, destaca a importância da obra como instrumento de divulgação científica na instituição e nos diversos contextos sociais, bem de memória das ações executadas pelos estudantes orientados por docentes do IFRR. “A publicação dos resumos dos trabalhos apresentados no II Enic e no II Enidti em formato de e-book possibilita a consulta on-line, permitindo o acesso, a qualquer momento, por todos os pesquisadores. Além disso, registra  e preserva o conteúdo produzido no evento”, disse.

Ascom/Reitora
Laura Veras