Comissão elabora Carta de Serviços ao Cidadão

por Virginia publicado 22/10/2015 19h12, última modificação 22/10/2015 19h12

Com o intuito de informar ao cidadão os serviços prestados pelo Instituto Federal de Roraima, as formas de acesso a esses serviços, bem como o compromisso da instituição de manter o padrão de qualidade no atendimento ao público, é que está sendo elaborada a Carta de Serviços ao Cidadão. A elaboração do documento está sob a responsabilidade de uma comissão composta por servidores da Reitoria e dos campi do IFRR e deve ser concluída até o mês de dezembro.

Segundo a ouvidora do IFRR, Leidilene Sindeaux, a carta está sendo elaborada de acordo com orientações do Guia Metodológico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), cumprindo o que determina o Decreto n.° 6.932, de 11 de agosto de 2009, que dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão, ratifica a dispensa de reconhecimento de firma em documentos produzidos no Brasil e institui a Carta de Serviços ao Cidadão e dá outras providências.

“A carta servirá, prioritariamente, para dar ênfase ao compromisso institucional de bem servir a comunidade, principalmente os beneficiários dos nossos serviços, cumprindo, assim, com nossa responsabilidade social”, destaca a ouvidora.

Entre as principais finalidades do documento, está o melhoramento da relação da Administração Pública com os cidadãos, a divulgação dos serviços prestados pelas organizações públicas para que sejam amplamente conhecidos pela sociedade, o fortalecimento da confiança e da credibilidade da sociedade na Administração Pública quando perceber a melhora contínua na eficiência e na eficácia dos serviços, além da garantia do direito do cidadão de receber serviços de acordo com suas necessidades.

Como forma de dar visibilidade ao processo de construção do documento, durante o Fórum de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão, que ocorrerá no período de 18 a 20 de novembro, no Campus Boa Vista Centro, a comissão montará um estande para apresentar a proposta do documento à comunidade acadêmica e aos visitantes.

CCS/Reitoria

22/10/2015