IFRR tem programação alusiva ao Setembro Amarelo

por Laura publicado 03/09/2020 14h55, última modificação 03/09/2020 15h22
Ações da campanha serão virtuais e ocorrem de 3 a 30 de setembro. Público-alvo são estudantes, servidores e funcionários terceirizados da instituição

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) promove, no mês de setembro, ações de conscientização sobre a prevenção do suicídio, por meio da campanha Setembro Amarelo do IFRR: Valorização à Vida. A iniciativa integra as áreas de acolhimento, ensino e aprendizagem, assistência estudantil, qualidade de vida, saúde e segurança das diferentes unidades e é voltada para estudantes, servidores (ativos e aposentados) e funcionários terceirizados da instituição.

As ações da campanha serão virtuais e ocorrem de 3 a 30 de setembro. Estão previstos exibição de vídeos de estudantes de cada campus com mensagens motivacionais, palestras, minicurso, bate-papo, mesa-redonda, além do 1º Concurso de Desenho/Pintura, Poesia e Música do IFRR: Valorização à Vida. Conforme Francisco Moura, integrante da equipe organizadora e coordenador de Assistência Estudantil do Campus Amajari, a programação foi pensada para envolver os participantes e motivá-los a expressar seus sentimentos. 

Entre os destaques da programação está a palestra do dia 17 de setembro, com o tema “Resiliência psicológica: transformar as experiências negativas em aprendizado e oportunidade de crescimento”, que será ministrada por Flávio Brito, via Google Meet, a partir das 16 horas. O palestrante é um psicólogo brasileiro que atua na Nova Zelândia, já fez curso, em Harvard e no Beck Institute, de terapia cognitivo-comportamental, e trabalha como consultor terapêutico e life coach, além de realizar pesquisas nas áreas de resiliência psicológica e desafios emocionais. As inscrições para a palestra podem ser realizadas até o dia 17 pelo link https://forms.gle/iuEFFKwbsskHdP9Z6.

Outro destaque é o 1º Concurso de Desenho/Pintura, Poesia e Música do IFRR: Valorização à Vida, que busca estimular a comunidade acadêmica interna a expressar as várias formas de valorizar a vida. A ideia é que as obras selecionadas na edição integrem um e-book sobre o tema do concurso. Serão premiadas as três melhores obras de cada categoria (estudante e servidor/terceirizado). O edital que vai reger o concurso está disponível aqui, e as inscrições vão até o dia 20 de setembro. “A comunidade interna poderá se expressar por meio da arte. Então, convidamos todos os estudantes, servidores (ativos e aposentados) e terceirizados do instituto a participar”, disse Moura.

No dia 23, a partir das 15 horas, o projeto De Bem com a Vida realizará um evento virtual alusivo à campanha. Será a mesa-redonda “Prevenção: atitude que pode salvar vidas”, voltada para quem deseja conhecer os principais fatores relacionados ao sofrimento psíquico que podem ocasionar pensamentos e comportamento suicida, entender como a rede de atenção psicossocial funciona e compreender o papel estratégico do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O encontro contará com a participação da psicóloga Rosana Luz, que falará sobre “A clínica do cuidado: entendimentos acerca do comportamento suicida”; da terapeuta ocupacional Tayana Sabino, que abordará “A rede do cuidado: o papel estratégico dos Caps na atenção à saúde mental; e do professor do IFRR Guilherme da Silva Ramos, que irá falar a respeito do tema “Os aspectos sociais, estilo de vida e seus reflexos na saúde e bem-estar emocional”. O link para a inscrição no evento é https://forms.gle/1t46SAodeHD7BuAYA.

A CAMPANHA – Por meio de uma série de atividades, o IFRR espera contribuir para a prevenção, a redução e a sensibilização da comunidade acadêmica sobre o suicídio, com a promoção de diálogo acerca da valorização da vida e dos cuidados com a saúde mental, de modo a desconstruir ideias preconceituosas sobre o tema. Acesse aqui a página da campanha para obter mais informações.

Esta edição é fruto de uma ação integrada da equipe Acolhimento, vinculada ao Comitê de Crise para Enfrentamento do Coronavírus do IFRR, com as Coordenações de Assistência ao Estudante, Qualidade de Vida e Seguridade Social, Apoio ao Ensino e à Aprendizagem, além das Comissões Internas de Saúde e Segurança do Servidor do instituto.

Confira abaixo a programação completa do Setembro Amarelo no IFRR:

DIA 3/9

– Palestra de abertura: “Isolamento social e saúde mental”, com o doutor Ruy Guilherme 

Mediador: Ananias Noronha

Horário: 18h30, via Google Meet

Inscrições: https://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos

– Exibição de vídeo (nas redes sociais institucionais) dos estudantes do Campus Amajari

– Início das inscrições no I Concurso de Desenho/Pintura, Poesia e Música do IFRR: Valorização à Vida


DIA 7/9

– Exibição de vídeo (nas redes sociais institucionais) dos estudantes do Campus Boa Vista


DIA 10/9

– Minicurso: Autocuidado e Saúde Mental, com Rosana Luz

Mediadora: Daiane Alves e Rosimere Lopes dos Santos

Horário: 14 horas, via Google Meet

Inscrições: https://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos

 

DIA 14/9

– Exibição de vídeo (nas redes sociais institucionais) dos estudantes do Campus Avançado Bonfim


DIA 17/9

– Palestra “Desmistificando o papel do psicólogo clínico: terapia e novas possibilidades”, com Carime Lima

Mediadora: Daiane Alves

Horário: 10 horas, via Google Meet  

Inscrições: https://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos

– Palestra “Resiliência psicológica: transformar as experiências negativas em aprendizado e oportunidade de crescimento”, com Flávio Brito

Mediador: Francisco Moura

Horário: 16 horas, via Google Meet  

Inscrições: https://forms.gle/FmcWNbojmPB5rN8Q7

 

DIA 23/9

Encontro De Bem Com a Vida: mesa-redonda virtual “Prevenção: atitude que pode salvar vidas”, com a psicóloga Rosana Luz, a terapeuta ocupacional Tayana Sabino e o professor do IFRR Guilherme da Silva Ramos

Mediadora: Wilma Moraes

Horário: 15 horas, via Google Meet  

Inscrições: https://forms.gle/1t46SAodeHD7BuAYA

 

DIA 24/9

– Palestra: “Criatividade e saúde – Um resgate da espontaneidade”, com Paulo Barros

Mediadora: Andressa Rebouças

Horário: 10 horas, via Google Meet  

Inscrições: https://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos

– Exibição de vídeo (nas redes sociais institucionais) dos estudantes do Campus Boa Vista Zona Oeste


DIA 28/9

– Palestra “Prevenção ao Suicídio em Ambiente Escolar”, com Aneliana da Silva Prado

Mediadora: Andressa Rebouças

Horário: 10 horas, via Google Meet  

Inscrições: https://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos

– Exibição de vídeo (nas redes sociais institucionais) dos estudantes do Campus Novo Paraíso


DIA 30/9

– Encontro de Encerramento do Setembro Amarelo:

Premiação do I Concurso de Desenho/Pintura, Poesia e Música do IFRR: Valorização à Vida

Palestra “E agora, José? Você marcha ..., uma análise existencial do poema de Carlos Drumond de Andrade”, com Virgínia Marne

Horário: 16 horas, via Google Meet

Inscrições: https://forms.gle/RNKuEjhURNzkmDtF6

 

SETEMBRO AMARELO – É uma campanha organizada no Brasil desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), com o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídio no País. Na página https://www.setembroamarelo.com/, a população pode acessar diversos materiais de uso público, além de obter informações sobre a iniciativa.


Ascom/Reitoria 
Laura Veras 
3/9/2020
« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4