Padrão de beleza feminina é tema de discussão em evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher

por Rebeca publicado 10/03/2020 16h11, última modificação 10/03/2020 16h11
Na sala de reuniões da Reitoria do Instituto Federal de Roraima (IFRR), uma programação especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher foi organizada para homenagear as mulheres que trabalham na unidade, servidoras e funcionárias terceirizadas. O evento ocorreu na última sexta-feira, 6.

Nesta sexta-feira, 6, na sala de reuniões da Reitoria do Instituto Federal de Roraima (IFRR), uma programação especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher foi organizada para homenagear as mulheres que trabalham na unidade, servidoras e funcionárias terceirizadas. A agenda contou com palestras ministradas por servidoras e convidadas de outras instituições, além de sorteio de brindes, amostra de vídeo e dinâmica de interação.

Organizado pela Coordenação de Qualidade de Vida do Servidor e Seguridade Social (CQVSS), vinculada à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do IFRR, o evento estendeu-se por todo o dia. Na abertura, pela manhã, a coordenadora da CQVSS, Elioenai Fonseca, explicou que “o Dia Internacional marca a luta das mulheres por seus direitos e que deve ser lembrado como tal, mas a ideia para o evento é tornar esse dia especial trabalhando aspectos ligados à saúde, ao bem-estar e à autoestima”.

Já a reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, falou sobre a importância da sororidade, ou seja, da empatia e da união entre as mulheres. Ela também destacou a representatividade feminina, inclusive em cargos de gestão. “Até 2015, eram apenas quatro reitoras no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), de 41 instituições que compõem a entidade. Hoje somos 14”, disse Sandra Mara, recentemente empossada como membro titular do Conselho Fiscal do colegiado.

Reitora Sandra Mara

Seguiu-se palestra proferida pela psicóloga Wilma Moraes sobre conceitos de beleza, relação entre beleza, subjetividade e tempo, e diferentes formas de expressão cultural. Para interagir com o público, a palestrante indagou: “Até que ponto os padrões de beleza de nossa sociedade influenciam nossas atitudes, sentimentos, comportamentos e escolhas?”. Depois realizou uma rápida dinâmica para que as participantes refletissem sobre a importância de se libertarem do julgamento social e desenvolverem a autoestima para manter o equilíbrio e a busca da própria felicidade.

Ainda no período matutino, outra palestra foi ministrada, desta vez pela designer de moda Jéssica Alves, do Senac, que falou sobre o código de vestimenta profissional e pessoal. “Mais do que apenas seguir rótulos, o ideal é encontrar seus padrões, respeitando a autonomia, o estilo individual e o próprio corpo. Sim, a moda pode ser inclusive uma ferramenta de empoderamento feminino”, explicou.  Para melhor compreensão da mensagem que a composição de vestuário, acessório e calçado transmite socialmente, Jessica convidou algumas mulheres para servirem de modelo na composição de estilos próprios.

À tarde, ocorreu um diálogo com a administradora Natasha Matos, servidora do instituto. Ela mostrou a possibilidade de reutilização de uma mesma peça de roupa em várias combinações, colaborando para a sustentabilidade e o gerenciamento financeiro pessoal. Em seguida, a educadora física Kaynne Lira de Souza Jacob falou sobre a prática da atividade física, questionando a finalidade da busca do corpo perfeito ou saudável e o desejável equilíbrio entre estética e saúde. A profissional realizou uma série de alongamentos que podem ser feitos no ambiente de trabalho para melhor disposição e prevenção de problemas relacionados com o trabalho administrativo, que exige que se passe muito tempo em frente ao computador.

Além das palestras, foi feita a amostra de vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação. O material trouxe fotografias de servidoras da unidade em momentos importantes da instituição, enaltecendo características marcantes de algumas – liderança, equilíbrio, competitividade, dedicação, resiliência, beleza, entre outras. Na programação, ainda houve sorteio de brindes, como forma simbólica de agradecer o empenho das mulheres que trabalham no IFRR.

As participantes que tiverem sugestões e críticas sobre a programação devem encaminhá-las para o e-mail da CQVSS: cqvss@ifrr.edu.br. Além da Reitoria, os campi realizaram atividades alusivas à data, conforme planejamento dentro do calendário acadêmico de cada unidade.

Sofia Lampert
Fotos: Nenzinho Soares