ProfEPT lança sistema e divulga prazos para autoavaliação
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) acaba de lançar o seu sistema de autoavaliação e divulgar os prazos para que egressos, estudantes, docentes e coordenadores do mestrado respondam às questões propostas. As avaliações vão embasar o planejamento estratégico do programa, cuja criação é importante para nortear os próximos passos e atender às exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A partir de 20 de julho, os egressos do ProfEPT já poderão acessar a ferramenta e participar da autoavaliação. Em 1.º de agosto será a vez dos docentes, dos discentes e dos coordenadores locais. O prazo para todos vai até 30 de agosto. A previsão é que, em setembro, sejam realizados seminários locais de análise dos dados e autoavaliação, e, em novembro, um seminário nacional.
O Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do ProfEPT (Nape), que coordena o processo, explica que a avaliação será quantitativa e qualitativa. Os resultados deverão contribuir, além da elaboração do planejamento, para a consolidação do programa como produtor de conhecimento na área de ensino e EPT; para o desenvolvimento de processos simétricos entre as instituições associadas, com vistas ao fortalecimento da rede; para a verificação do cumprimento das regulamentações; e para a publicação dos resultados do programa.
A autoavaliação será disponibilizada no Observatório do ProfEPT a partir de 20 de julho.
ProfEPT no IFRR
O Instituto Federal de Roraima abriu sua primeira turma em 2019, pelo Campus Boa Vista (CBV), com 22 vagas, sendo metade para servidores e metade para a comunidade em geral. Por isso, a instituição ainda não tem egressos formados pelo programa.
Apesar disso, a coordenadora do programa no IFRR, professora Danieli Lazarini de Barros, destaca a importância da autoavaliação: “O mestrado ProfEPT fará sua autoavaliação para detectarmos as fragilidades e propormos estratégias para melhorar o programa. Somos os novíssimos na rede, porém é muito importante que os docentes, os discentes e a coordenação participem da autoavaliação”, disse.
Manuais de orientações
Os envolvidos no programa devem conferir as orientações destinadas ao grupo a que pertencem e participar da pesquisa nas datas estabelecidas:
Egressos – 20 de julho a 30 de agosto
Instituição associada – 1.º a 30 de agosto
Docentes – 1.º a 30 de agosto
Discentes – 1.º a 30 de agosto
Com informações do ProfEPT: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16436-autoavaliacao20