Projeto de curso do IFRR na área de saúde é selecionado para receber quase R$ 500 mil

por Rebeca publicado 05/07/2023 14h44, última modificação 05/07/2023 14h44

O projeto de curso FIC de Coleta e Processamento de Amostras Biológicas, a ser executado no Campus Boa Vista do Instituto Federal de Educação de Roraima (CBV/IFRR), foi selecionado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) para receber o aporte de R$ 499.200,00.

O objetivo do curso é capacitar de forma presencial 150 pessoas com graduação em Farmácia, Biomedicina ou Enfermagem e profissionais técnicos nas áreas de análises clínicas e enfermagem. A execução será no CBV, um dos três campi do IFRR credenciados perante à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

A proposta do curso concorreu à chamada pública da Capacita Amazônia, uma ação do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI), criado pela Suframa e coordenado pela Softex Amazônia. O objetivo do programa é capacitar pessoas na região da Amazônia Ocidental nos eixos temáticos Empreendedorismo, Inovação, Profissionalização e Tecnologia.

Idealizado e elaborado pela professora do Campus Boa Vista Karla Santana, com as professoras Márcia Brazão e Cátia Menezes, do curso Técnico em Análises Clínicas, o curso FIC terá duração de 60 horas. Será executado por uma equipe vinculada ao projeto selecionado. Karla também é diretora da Agência de Inovação (Agif) do IFRR.

A reitora do IFRR, Nilra Jane Filgueira, disse que a aprovação só foi possível graças ao credenciamento no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda), vinculado à Suframa. O trabalho foi iniciado em sua gestão e é fruto do esforço da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propespi) com ajuda dos campi.

Esse esforço conjunto garantiu que o IFRR, segundo Nilra Jane, pudesse acessar os recursos para pesquisa e desenvolvimento (P&D), ofertados por meio de editais vinculados à Suframa. Com isso, hoje podem buscar fontes de financiamento da superintendência da Zona Franca três campi do IFRR: Boa Vista, Amajari e Novo Paraíso.

“Um sonho da nossa gestão sempre foi promover o desenvolvimento pleno da instituição, e o orçamento apertado tem sido um dos entraves. Percebemos que a captação de recursos extraorçamentários seria uma saída. Daí enxergamos na Lei de Informática uma alternativa, visto que ela é destinada a Projetos de Desenvolvimento Institucional (P&ID) nas dimensões Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação com foco no desenvolvimento da Amazônia, sendo, portanto, uma excelente oportunidade”, disse.

Segundo Nilra Jane, para buscar os recursos na Softex, era necessário ter uma fundação de apoio e cadastro no Capda. Então, foi firmada parceria com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepi) do Instituto Federal do Amazonas. “Assim, nos tornamos aptos a captar recursos por meio da aprovação de projetos da Lei de Informática. Começamos os trabalhos de formação de equipes e incentivos aos nossos servidores para submissão de projetos. Estamos atualmente com alguns projetos em andamento, e a aprovação do nosso primeiro projeto é, sem dúvida, motivo de muita alegria. Desejamos que esse projeto seja o primeiro de muitos que ainda serão aprovados”, declarou.

Esse é o primeiro projeto do IFRR aprovado com transferência de recursos da Softex, segundo a idealizadora do projeto, Karla Santana. “Elaboramos e submetemos a ideia para análise em dezembro passado, e ela foi selecionada. Nós já assinamos convênio para a transferência de recursos por meio da Softex. Ficamos muito felizes e acreditamos que outros projetos virão”, comentou.

Conforme a diretora-geral do Campus Boa Vista, Joseane Cortez, a aprovação do projeto representa um grande ganho para o IFRR e o CBV, pois traduz a importância de uma formação na área de saúde e cumpre a responsabilidade social que a instituição tem com o processo formativo contínuo. “Parabenizo aos professores que elaboraram o curso e o submeteram a esse importante parceiro. Sabemos da importância dessa formação para os profissionais da área de saúde”, afirmou.

O QUE É

O PPEI é uma iniciativa do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda), inserido na área de pesquisa e desenvolvimento da Suframa. Responsável pelas políticas de fortalecimento do Polo Industrial de Manaus (PIM) e de estímulo ao desenvolvimento de sua área de atuação, a superintendência identifica potencialidades regionais e cria condições para transformá-las em oportunidades de negócios.

Os programas prioritários do Capda são uma modalidade de investimento da Lei 8.387/1991, em que as empresas produtoras de bens de tecnologia de informação e comunicação investem em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação na região da Amazônia Ocidental e no Estado do Amapá como contrapartida dos incentivos fiscais administrados pela Suframa.

Texto: Rebeca Lopes
3/7/2023