Perguntas Frequentes
Reitoria: Rua Fernão Dias Paes Leme, nº 11 – Calungá Boa Vista - RR.
Campus Boa Vista: Avenida Glaycon de Paiva, 2496 - Pricumã, Boa Vista - RR.
Quais cursos ofertados pelo IFRR?
Os cursos ofertados pelos campi do IFRR estão assim distribuídos:
Campus Amajari
Técnico Integrado ao Ensino Médio
- Agropecuária
- Agricultura
Técnico Concomitante ao Ensino Médio em Regime de Alternância
- Agricultura
Técnico Subsequente
- Aquicultura
- Agricultura
- Superior de Tecnologia em Aquicultura
Campus Boa Vista Centro
Técnico Integrado ao Ensino Médio:
- Eletrônica
- Eletrotécnica
- Secretariado
- Informática
Técnico Integrado à Educação de Jovens e Adultos:
- Enfermagem
- Análises clínicas
- Eletrotécnica
- Secretariado
- Edificações
Técnico Subsequente (Pós Ensino Médio):
- Informática
- Enfermagem
- Eletrônica
- Análises Clínicas
- Eletrotécnica
- Secretariado
- Edificações
Graduação:
- Tecnologia em Gestão Hospitalar
- Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Tecnologia em Saneamento Ambiental
- Tecnologia em Gestão de Turismo
- Licenciatura em Ciências Biológicas
- Licenciatura em Letras-Espanhol e Literatura Hispânica
- Licenciatura em Matemática
- Licenciatura em Educação Física
Graduação - Ensino à Distância:
- Licenciatura em Ciências Biológicas
- Licenciatura em Letras-Espanhol
- Licenciatura em Matemática
Pós Graduação:
- Pós-graduação Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos Sustentáveis
- Pós-graduação em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos
- Mestrado em Educação IFRR/UERR
Pós Graduação - Ensino à Distância:
- Docência em Educação Física Escolar
- Métodos e Técnicas de Ensino
- Docência da Língua Espanhola
Campus Boa Vista Zona Oeste
Técnico Subsequente (Pós Ensino Médio):
- Comércio
- Serviços Públicos
Campus Avançado Bonfim
Técnico Subsequente (Pós Ensino Médio):
- Comércio Exterior
- Administração
Campus Novo Paraíso
Técnico Integrado ao Ensino Médio:
- Agricultura
- Agroindústria
- Agropecuária
Técnico Concomitante ao Ensino Médio em Regime de Alternância:
- Agropecuária
Graduação:
- Bacharelado em Agronomia
Quais as diferenças entre cursos técnicos integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio?
I - Integrado: é oferecido somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando com matrícula única para cada aluno;
II - Concomitante: é oferecido somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental ou esteja cursando o ensino médio, na qual a complementaridade entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio pressupõe a existência de matrículas distintas para cada curso, podendo ocorrer:
a) na mesma instituição de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;
b) em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis; ou
c) em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando o planejamento e o desenvolvimento de projetos pedagógicos unificados;
III - Subsequente: oferecido somente a quem já tenha concluído o Ensino Médio.
Base Legal: Decreto Nº 5.154 de 23/07/04 - Regulamenta o § 2º do Art. 36 e os Arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e dá outras providências.
O que é necessário para ingressar nos cursos técnicos e superiores do IFRR?
Para ingressar nos Cursos Técnicos é preciso participar de Processo de Seleção que é divulgado por meio de Edital e ser aprovado. Há várias formas de acesso: prova objetiva, sorteio, redação, entrevista.
O ingresso nos Cursos Superiores do IFRR atualmente ocorre de três formas distintas:
1º - Para ingressar nos Cursos Superiores "regulares" é preciso que os candidatos participem do ENEM. Após o resultado da prova, todos os candidatos devem participar do processo seletivo por meio do SiSU. Os candidatos, selecionados pelo SiSU dentro do número de vagas ofertadas pelo IFRR, deverão efetivar sua matrícula na Coordenação de Registros Escolares - CORES do Campus Boa Vista.
2º - Para ingressar nos Cursos Superiores na modalidade de EAD, o processo seletivo é realizado por meio de Vestibular. Os candidatos aprovados, dentro do número de vagas ofertadas pelo IFRR, deverão efetivar sua matrícula na Coordenação de Registros Escolares - CORES.
3º - Para ingressar nos Cursos Superiores ofertados de acordo com o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, os candidatos devem ser professores da rede Estadual ou Municipal de Educação (que devem emitir declaração que comprove a atuação dos candidatos como docentes), e devem estar inscritos na Plataforma Freire. O processo seletivo é realizado pela Coordenação Geral do PARFOR, em conjunto com os Coordenadores de Curso, por meio de análise curricular conforme Edital a ser publicado pelo IFRR.
Quais os critérios exigidos para se inscrever nos cursos na modalidade EJA?
Os critérios são: ter idade mínima de 18 anos, ter concluído o Ensino Fundamental, além de participar de Processo de Seleção e ser aprovado.
Qual o período de realização das inscrições para os cursos do IFRR?
- Cursos Técnicos integrados/EJA - segundo semestre de cada ano;
- Curso Técnico Concomitante - segundo semestre de cada ano;
- Curso Técnico Subsequente - primeiro semestre de cada ano;
- Curso Superior (Licenciatura e Tecnologia) - primeiro e/ou segundo semestre de cada ano, de acordo com a oferta prevista nos respectivos planos de curso;
- Curso de pós-graduação (especialização) - primeiro e/ou segundo semestre de cada ano.
Existe diferença entre um curso superior de tecnologia e as licenciaturas tradicionais?
Sim. Embora os dois cursos sejam superiores, os cursos de tecnologia tem um período de duração menor (6 semestres, que corresponde a três anos) além do foco e área de atuação mais específica, enquanto que os cursos de licenciatura do IFRR tem um período de duração de 8 semestres, que corresponde a quatro anos, foco e área de atuação mais ampla.
O IFRR fornece certificado de ensino médio por meio da nota do ENEM?
Sim. Desde 2010 o IFRR realiza, via Campus Boa Vista, a certificação de conclusão do Ensino Médio com base na nota do ENEM, que deve ser requerida pelo candidato no momento da sua inscrição.
MEC - Portaria Normativa Nº 10 de 23 de maio de 2012 - Dispõe sobre certificação de conclusão do ensino médio ou declaração de proficiência com base no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.
INEP - PORTARIA Nº 144, DE 24 DE MAIO DE 2012 - Dispõe sobre certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência com base no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.
É possível ingressar nos cursos de graduação utilizando a nota do ENEM?
Sim. Desde 2009 a nota do ENEM é utilizada para ingresso nos cursos de graduação do IFRR.
O IFRR oferta cursos a distância?
Sim, são ofertados diversos cursos à distância que podem ser consultados no endereço http://reitoria.ifrr.edu.br/dipead, além de alguns cursos de extensão, na modalidade EAD.
Qual a metodologia utilizada nos cursos à distância?
A metodologia dos cursos a distância contempla os princípios de participação e cooperação, baseado nos fundamentos da contextualização e interdisciplinaridade, utilizando o uso combinado de vários instrumentos, quais sejam:
- Ambiente Virtual de Aprendizagem
- Vídeo aulas
- Encontros presenciais
- Web conferência
- Vídeo conferência
- Material didático escrito, entre outros.
O que é iniciação científica?
Iniciação Científica é um instrumento que permite introduzir os estudantes na pesquisa científica, gerando a possibilidade de colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa. Nesta perspectiva, a iniciação científica caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno. Em síntese, a iniciação científica pode ser definida como instrumento de formação.
O que é inovação tecnológica?
De forma sucinta, a inovação é a exploração com sucesso de novas idéias. Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem à inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos e métodos organizacionais. Ou, até mesmo, novas fontes de suprimentos.
Quais os programas de iniciação científica contemplados pelo IFRR?
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Inovação Tecnológica do IFRR - PIBICT/IFRR: Este Programa é destinado exclusivamente aos alunos dos Cursos do Ensino Técnico e da Graduação, regularmente matriculados e assíduos nos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR. Tem por finalidade estimular e apoiar o desenvolvimento do pensamento científico e da iniciação à pesquisa aplicada e à Inovação Tecnológica, enquanto instrumentos de complementação à formação acadêmica e profissional dos alunos do IFRR, com real apoio dos servidores do quadro efetivo, que atuam de forma direta junto ao Ensino.
- Programa Institucional Clube da Ciência - PICC: Este programa tem como finalidade o estímulo e apoio à pesquisa aplicada e à integração dos alunos do Ensino Técnico às atividades técnicas e científicas, inserindo o aluno na prática de pesquisa por meio de orientação e do acompanhamento de um professor-orientador. O referido Programa tem sua operacionalização realizada pelo setor de Pesquisa de cada Campus. Além disso, o PICC tem como principais objetivos estimular a pesquisa nos alunos de Ensino Técnico, para a reflexão e criatividade em todas as áreas de atuação do IFRR; contribuir para a emergência de grupos consistentes de pesquisa, fomentando a produção de novas tecnologias; despertar o interesse do discente para a investigação científica e o desenvolvimento da Inovação Tecnológica e, assim, contribuir para a complementação de sua formação; criar condições favoráveis para o incremento da produção e divulgação de resultados de pesquisas desenvolvidas pelos alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico; disseminar entre os alunos a ideia de continuidade de formação na futura atividade profissional, especialmente relacionada ao mundo do trabalho; bem como, implementar a pesquisa na prática pedagógica no Ensino Médio Integrado ao Técnico.
Quais os critérios exigidos para participar de um programa de iniciação científica?
- PIBICT-IFRR: Estar regularmente matriculado no Ensino Técnico ou no Ensino Superior do IFRR; não estar no último ano letivo de cursos que terão sua integralização no primeiro semestre do ano de conclusão, ou seja, no mês de junho; não ter nenhuma pendência pedagógica; ter disponibilidade para a realização das atividades de pesquisa, a serem cumpridas no IFRR ou em campo; ter bom desempenho acadêmico, ou seja, não estar em dependência em nenhum componente curricular; redigir o projeto, com a ajuda do orientador; concorrer a um projeto por edital.
- PICC-IFRR: Estar regularmente matriculado no Ensino Técnico do IFRR; não ter nenhuma pendência nos seguintes setores: CORES, Biblioteca, Extensão, Pesquisa e Ensino; ter disponibilidade para a realização das atividades de pesquisa, a serem cumpridas no IFRR ou em campo; ter bom desempenho acadêmico, ou seja, não estar em dependência em nenhum componente curricular; redigir o projeto, com a ajuda do orientador; ter aprovado apenas 01(um) projeto por edital; não estar vinculado a outro Programa de Bolsa Institucional.
Qual o valor da bolsa de iniciação científica?
O número de bolsas oferecido será de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do IFRR.
PIBICT-IFRR: valor fixo mensal de 50% do salário mínimo para alunos-bolsistas.
PICC-IFRR: valor fixo mensal de 37% do salário mínimo vigente no país, para alunos-bolsistas.
Qual a documentação necessária para obter a Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência (ENCCEJA) ?
Para solicitar a Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência, com utilização dos resultados do ENCCEJA, o (a) interessado (a) deverá anexar os seguintes documentos ao requerimento disponível no Setor de Protocolo dos Campi do IFRR, os quais serão encaminhados para análise da comissão designada para este fim:
a) Boletim individual comprovando o resultado alcançado no ENCCEJA/2019;
b) Certidão de Nascimento ou Casamento (Original e Cópia);
c) Carteira de Identidade – RG ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH (Original e Cópia);
d) Certificado de Reservista (para os requerentes do sexo masculino) (Original e Cópia);
e) Comprovante de Residência Atualizado (Original e Cópia);
f) CPF (Original e Cópia);
g) Título de Eleitor, com comprovação da última votação ou certidão de quitação eleitoral (Original e Cópia);
h) 02 (duas) fotos 3 x 4 (recentes e coloridas);
i) Declaração afirmando que não possui o Ensino Médio.
Todos os documentos devem ser apresentados em cópias simples, acompanhadas do documento original, as quais serão analisadas e carimbadas com a insígnia CONFERE COM ORIGINAL, com data e assinatura de um (a) servidor (a) do Setor de Protocolo do IFRR, responsável pelo atendimento.
Qual o prazo para entrega do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou da Declaração Parcial de Proficiência?
Os Campi do IFRR terão um prazo de 45 (quarenta e cinco) dias para emissão da Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou de Declaração Parcial de Proficiência, a contar da data da solicitação. O documento solicitado será entregue ao requerente ou a terceiro mediante apresentação de Procuração Pública específica para esse fim, a qual ficará retida no Processo de solicitação.
Para retirar o Certificado de Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência é necessária a apresentação do Documento de Identificação com foto e o comprovante de Requerimento.
Onde encontro informações sobre o quantitativo de cargos ocupados e vagos do IFRR?
A Diretoria de Gestão de Pessoas divulga semestralmente o quadro demonstrativo de cargos ocupados e vagos. Clique aqui para visualizar.
O IFRR realiza aproveitamento de candidatos aprovados em outros concursos públicos?
Informamos que considerando a Nota nº 00013/2017/GAB/PFIFRORAIMA/PGF/AGU, o IFRR não realiza o aproveitamento de candidatos aprovados em concursos públicos de instituições de outros estados.