FOMENTO À PESQUISA – Novos laboratórios começam a ser estruturados no Campus Amajari

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 24/02/2023 16h15, última modificação 24/02/2023 19h47

A previsão de entrega da nova estrutura é para o próximo mês de agosto

Com previsão de finalização para o próximo mês de agosto, as obras de estruturação de novas áreas para a realização de pesquisa estão a todo vapor no CAM. Serão dois laboratórios didáticos, destinados prioritariamente aos estudos das áreas de Nutrição Animal e de Processamento e Beneficiamento de Alimentos, servindo a acadêmicos e acadêmicas de diversos cursos da unidade de ensino do IFRR.

A obra resultará no bloco dos laboratórios, com uma área total de 320,43 m², incluindo espaços amplos para o recebimento de equipamentos necessários à realização de pesquisas, além de instalações de combate a incêndio. Tudo isso atendendo aos critérios básicos de acessibilidade das áreas comuns e de uso público.

Segundo a diretora-geral do campus, professora Pierlângela Cunha, o novo bloco, que passará a fazer parte da estrutura do CAM, oferecerá condições para o trabalho de pesquisa, análises, testagem e desenvolvimento de produtos, tanto por parte de servidores como de estudantes.

“Com as condições devidas, poderemos, além de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica e inovação no âmbito do nosso campus, buscar, com o resultado desses trabalhos, mais recursos externos, diretamente com o governo federal e com outras instituições que fomentam a área de pesquisa”, explicou Perlângela, destacando que também será ponto positivo no momento de avaliação que os cursos oferecidos pela unidade de ensino têm de passar.

A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, afirmou que esse é mais um dos esforços das equipes do instituto em prol do desenvolvimento da pesquisa na instituição, em especial na região norte do estado, que tem uma biodiversidade diferenciada, portanto uma das áreas estratégicas para o foco de ações científicas.

“Dentro das nossas possibilidades, estamos tentando, de forma planejada, atuar com dedicação para a obtenção de recursos para o desenvolvimento do ensino, pesquisa, extensão e inovação no IFRR. Por diversas questões, até mesmo geográficas, temos uma série de dificuldades a enfrentar, mas isso somente serve de combustível para buscarmos cada vez mais melhorias. Com essa construção, a expectativa é que os resultados, a partir desses ambientes adequados à pesquisa, possam elevar cada vez mais os trabalhos do instituto para conhecimento nacional e ampliar nossas ações como agente de transformação social para o desenvolvimento sustentável e a formação integral da população”, declarou a reitora.

LABORATÓRIOS - Um dos laboratórios que estão sendo construídos é o de Nutrição Animal, que servirá de suporte para o ensino dos cursos técnicos de nível médio e superior de tecnologia, e para pesquisa de estudantes, servidores e servidoras, pois ali poderão ser realizadas atividades como elaboração de dietas balanceadas para os animais, estudos voltados para elaboração de alimentos alternativos para a criação animal,  definição da qualidade dos alimentos, sejam eles ingredientes, sejam produtos acabados, como ração, silagem, feno, forrageiras, entre outros.

O outro laboratório será o de Processamento e Beneficiamento de Alimentos, que também servirá de suporte para as atividades do ensino e pesquisa. Nele poderão ser realizadas atividades como estudo dos alimentos e composição química qualitativa e quantitativamente, valor alimentício e calórico, propriedades físicas e químicas; classificação, manipulação, beneficiamento e processamento de alimentos.

CGP