IFRR/Campus Amajari e Secretaria Municipal de Saúde definem parcerias para 2018

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 28/02/2018 21h47, última modificação 28/02/2018 21h47
Reunião ocorrida na manhã desta quarta discutiu pautas como campanha de vacinação, atendimentos odontológicos e cursos para servidores do município

Foi realizada, na manhã desta quarta, dia 28, reunião com o secretário municipal de Saúde do Amajari, Elenilson Boniari, e o corpo de gestores do Instituto Federal de Roraima/Campus Amajari (CAM). O encontro serviu para tratar da Campanha de Imunização contra o Sarampo, além de outras parcerias entre o CAM e a prefeitura.

A campanha de vacinação deverá ocorrer no município a partir do dia 10 de março e, num primeiro momento, irá priorizar profissionais de saúde e educação. A ideia é atualizar o cartão de vacina dos moradores do município, bem como manter as informações em um banco de dados on-line que está em construção.

Outro ponto explanado foi a criação de um Centro de Apoio Psicossocial (Caps) no Município do Amajari. Segundo o secretário, essa é uma demanda dos professores do CAM, que sentiram a necessidade de prestar atendimento psicológico ou psiquiátrico a estudantes da unidade de ensino do IFRR.

Mais uma ação a ser desenvolvida pela secretaria é a disponibilização de uma unidade móvel, nas dependências do CAM, para tratamento odontológico de alunos e servidores. Para o secretário municipal, essa deve ser uma ação de prevenção: “Pelo menos 50% do trabalho da secretaria tem sido de prevenção, não apenas de problemas odontológicos, mas também de outras patologias que podem ser evitadas com ações simples e orientações como higiene pessoal, atualização dos cartões de vacina, entre outras”, pontuou.

Na pauta, também entrou a possibilidade de um mutirão de castração de animais domésticos para evitar a superpopulação de cães abandonados e a proliferação de hospedeiros de doenças como a leishmaniose.

Uma questão de destaque discutida na reunião foi o financiamento de projetos desenvolvidos pelo CAM em prol da comunidade amajariense. Para Boniari, é possível o financiamento de hortas comunitárias que visem atender aos projetos de pesquisa e extensão destinados a beneficiar os moradores. Em contrapartida, o CAM se comprometeu a planejar uma série de cursos para servidores de município, além de auxiliar na divulgação de campanhas promovidas pela secretaria.

Para o diretor-geral CAM, professor George Sterfson, a parcerias são de grande importância, visto que o instituto atende boa parte das comunidades próximas, que demandam ações de saúde e atendimento médico. “Sempre que precisamos da Secretaria de Saúde, fomos bem atendidos, o que mostra o resultado do bom relacionamento entre a prefeitura e o Campus Amajari”, frisou.

Bruna Castelo Branco
CCS/Campus Amajari