PBAEX 2018 – Campus Amajari tem todos os projetos submetidos aprovados

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 05/04/2018 16h30, última modificação 06/04/2018 12h36
Maior número de bolsas será destinada a alunos do CAM, eles receberão um incentivo de R$ 400 por um período de seis meses.

Das 50 bolsas oferecidas pelo Programa Institucional de Bolsa Acadêmica de Extensão (Pbaex), 18 serão destinadas a alunos do Campus Amajari (CAM). O resultado final do programa foi divulgado nesta segunda-feira, dia 2, e revelou um aumento significativo na participação de servidores e alunos da unidade de ensino.

Para o coordenador de Extensão do CAM, professor Rafael Barros, a surpresa deste ano foi o aumento, em relação ao ano passado, da participação de técnicos administrativos no envio de projetos. Ele conta que, em 2017, apenas um técnico enviou projeto para avaliação, enquanto que, em 2018, quatro tiveram seus projetos enviados e aprovados.

“Avalio de forma positiva a participação dos servidores do CAM, pois, além do aumento da participação de técnicos e docentes, em parceria com os alunos, tivemos 100% de aprovação dos projetos submetidos”, conta o coordenador, que enfatiza que os projetos a serem desenvolvidos atingem várias vertentes, desde alimentação saudável em comunidades indígenas até desenvolvimento da alfabetização para moradores da Vila Brasil.

O servidor Jerob Yoshishiro, auxiliar de biblioteca, já tem um longo histórico em desenvolver projetos com jovens da comunidade. Ele revela que iniciou as atividades com alunos do CAM, em especial com discentes moradores dos alojamentos, que necessitam de entretenimento durante o momento em que não estão em aula.

Em 2018, o servidor emplacou dois projetos, para atender a comunidade jovem vizinha ao CAM. Um deles, Entretenimento Estudantil, tem o objetivo de realizar oficinas de dança, teatro e ações de socialização para adolescentes.  A aluna contemplada com a bolsa Aryelis Rodriguez, estudante do 1.º ano do ensino médio, diz estar ansiosa para iniciar as atividades do projeto. A jovem, de nacionalidade venezuelana, está há um ano morando no Amajari. “Nos horários em que estamos sem aula, temos muito tempo sobrando, e esse projeto vai ocupar essas horas”, explica.

Para Jerob, a localização do CAM permite uma interação intercultural, principalmente entre as comunidades indígenas vizinhas e jovens oriundos da Venezuela. “Sinto que esses jovens possuem muitas habilidades, e projetos como esse servem pra detectar talentos, além de contribuir para a interação e a comunicação entre eles”, concluiu.

Os selecionados devem começar a executar os projetos dia 9 de abril, conforme edital. A equipe da Pró-Reitoria de Extensão já esteve no CAM para orientar servidores e docentes sobre a execução.

Para conhecer os projetos, basta acessar o link http://reitoria.ifrr.edu.br/pro-reitorias/extensao/editais/pbaex-2018/resultado-final-pbaex-2018.

Bruna Castelo Branco
CCS/Amajari