Campus Boa Vista oferece curso preparatório para imigrantes que irão participar do Encceja
O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR), por meio da Diretoria de Extensão, Programas Especiais e Ações Inclusivas (Direx), está promovendo aos imigrantes e a quem tiver interesse em melhorar os conhecimentos nas áreas de Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa (Redação) e Matemática um curso preparatório para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adulto (Encceja) do Ensino Fundamental, que ocorrerá no dia 19 de novembro.
O curso teve início no último sábado, dia 21, com a participação do professor Ilzo Pessoa, da disciplina de Biologia. As aulas serão realizadas aos sábados (28/10, 4/11 e 18/11), das 14h às 19h15. “Em cada sábado, dois ou três professores do IFRR irão colaborar, compartilhando seus saberes, com o intuito de que possamos trocar experiência em distintas áreas do conhecimento para que os cursistas tenham o suporte necessário ao desenvolvimento das habilidades que envolvem o exame”, explicou a diretora da Direx, Marilda Bentes.
O coordenador do curso preparatório, professor Weliton Lima, afirmou que a ação é decorrente do Curso Básico de Língua Portuguesa para Estrangeiros, que está sendo ofertado pelo campus a 80 imigrantes. “No momento da abertura das inscrições para o Encceja, havia três turmas de português para estrangeiros em andamento, e, quando realizamos a divulgação do exame, mais de 50 cursistas se interessaram em participar e efetivaram suas inscrições para fazer a avaliação”, disse.
Encceja – O Encceja é uma prova gratuita realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sob a coordenação do Ministério da Educação (MEC), para aqueles que buscam uma certificação de conclusão do ensino médio ou do ensino fundamental. O exame terá uma edição nacional e também uma edição no exterior para brasileiros que moram fora do País.
O Inep descreve o Encceja como “um exame para aferir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. Estes últimos incluem o desenvolvimento na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais, nas organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros”.
Virginia Albuquerque
Jornalista
CCS/Campus Boa Vista
24/10/2017