Cerca de 200 servidores-atletas participam da 3.ª Etapa dos Jogos de Integração dos Servidores do IFRR (Jints)

por Virginia publicado 18/10/2017 21h25, última modificação 24/10/2017 18h21
Cerca de 200 servidores-atletas participam, até a próxima sexta-feira, dia 20, da 3.ª Etapa dos Jogos de Integração dos Servidores do IFRR (Jints), sediada pelo Campus Boa Vista (CBV), um número recorde para a história da competição, que está em sua segunda edição

Cerca de 200 servidores-atletas participam, até a próxima sexta-feira, dia 20, da 3.ª Etapa dos Jogos de Integração dos Servidores do IFRR (Jints), sediada pelo Campus Boa Vista (CBV), um número recorde para a história da competição, que está em sua segunda edição. Para os gestores responsáveis pela organização do evento, essa é uma prova de que os objetivos dos jogos estão sendo alcançados.

Abertura – Na solenidade de abertura, realizada no início desta tarde, no ginásio poliesportivo do CBV, além do tradicional desfile das delegações, com representação de servidores-atletas da Reitoria e dos cinco campi do IFRR, o momento foi marcado pelas apresentações culturais das alunas do projeto de extensão de Ginástica Rítmica Desportiva (GRD), coordenado pelo acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física Marcos Vinícius, e também pela apresentação do projeto de extensão Danças Urbanas, com os dançarinos Everton Alves e Marcos Vinícius.

Essa 3.ª etapa marcará o encerramento dos II Jints com as modalidades de futsal, vôlei de praia, jogos eletrônicos, natação e atletismo.

Para o diretor-geral do CBV em exercício, professor Ananias Noronha Filho, o objetivo dos jogos está sendo alcançado, na medida em que se percebe a integração dos servidores, expressada em momentos de alegria e descontração. “Para o Campus Boa Vista, é uma honra receber os servidores dos outros campi para a etapa de encerramento dos Jints, e desejamos a todos que tenham uma excelente competição”, disse.

Assim como o professor Ananias, a reitora do IFRR, professora Sandra Mara de Paula Dias Botelho, diz que a integração e a consequente promoção da qualidade de vida dos servidores se efetivam com a realização do evento. “Nem todos conhecemos as peculiaridades e as necessidades de todos os campi, e, com os Jints, temos a oportunidade de conhecer um pouco mais cada uma das outras unidades, pois, além de competir, os servidores têm a oportunidade de interagir, trocar experiências com outros servidores já conhecidos e com os recém-chegados. Isso é o mais importante. Precisamos nos integrar de fato e desenvolver a empatia, pois isso ajuda nas relações interpessoais no ambiente de trabalho, e creio que os jogos proporcionam essas condições. Diante da importância desse evento, desejo a todos uma boa competição!”, enfatizou.

Jints –  Apesar de ser um evento competitivo, os Jints têm como principal objetivo promover a integração dos servidores da instituição, considerando que as práticas desportivas são essenciais ao ser humano, pois contribuem para a melhoria da saúde, da socialização e da qualidade de vida. Os jogos são, portanto, grandes promotores de um clima institucional mais satisfatório, amigável e produtivo.

Alguns servidores-atletas decidiram competir incentivados por outros colegas, outros porque já são atletas de outras modalidades e praticam esportes. Mas há ainda aqueles que resolveram participar apenas para completar a equipe, senão os colegas iriam ficar de fora da competição. Tem todo tipo de atleta nestes Jints: profissionais, amadores... A professora Nilra Jane Filgueira, do CBV, que nesta etapa disputará a modalidade de futsal, é aquele tipo de servidora participativa que está presente em praticamente todas as atividades institucionais, e, com o esporte, não poderia ser diferente. Participou das outras duas etapas, incentivando as colegas a não desanimar, sempre com uma palavra positiva e o “grito de guerra” na garganta. Ela não esconde a paixão que tem pelo esporte e diz que os jogos vieram em um dos momentos em que ela mais precisava. “Os Jints, pra mim, estão sendo mais do que uma integração. Os treinos, os jogos, a equipe, a ida aos outros campi têm me ajudado até na superação de problemas pessoais. O espírito competitivo vive em mim, desde minha infância, e tem sido muito bom pra mim este momento”, disse emocionada a docente.

Quem não teve a oportunidade de participar das etapas nos campi do interior poderá prestigiar os colegas competidores, até a próxima sexta-feira, nos espaços onde serão realizadas as cinco modalidades esportivas.

 

Virginia Albuquerque
Jornalista
CCS/Campus Boa Vista
Fotos: Gildo Júnior (CCS/Campus Boa Vista Zona Oeste)
18/10/2017