Dress Code é tema de palestra alusiva ao Dia Internacional da Mulher
Para homenagear todas as mulheres da comunidade acadêmica, o Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) realizará algumas atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, na próxima segunda-feira, 10, às 9 horas, no auditório da unidade de ensino.
Na programação está a palestra que abordará o código de vestimenta profissional e pessoal. Ela será proferida pela designer de moda Jessica Alves, do Senac.
De acordo com a palestrante, o principal objetivo é ajudar as mulheres a elevar a autoconfiança e a autoestima por meio do conhecimento de moda e estilo sem rótulos e padrões inalcançáveis, mas com conhecimento e descobertas pessoais, para adequar e usar as regras de estilo ao seu favor, direcionando uma imagem de confiança e exteriorizando a melhor versão de si mesmas.
Falando sobre a importância dessa temática no contexto do mundo moderno, a profissional afirma que a moda é uma ferramenta de empoderamento. “A moda é uma das ferramentas por meio das quais construímos os nossos desejos de imagem e a nossa personalidade. Sendo assim, constitui-se em uma das várias vertentes que usamos para elevar a nossa autoestima. O conhecimento em moda e estilo proporciona escolhas que nos dão confiança de exteriorizar a nós mesmas através dela, usando-a a nosso favor, empoderando a nós mesmas nas nossas opções de imagem e respeitando as escolhas do próximo, sem diminuir a nós próprias e, acima de tudo, sabendo diferenciar o padrão midiático de estímulo de consumo e o que é real para nós mesmas”, disse.
Além da palestra, haverá a apresentação do videodocumentário “Alziras”, produzido pelas alunas do curso Técnico em Secretariado, sob a coordenação da professora Adneia de Oliveira, em parceria com a Coordenação de Comunicação Social (CCS/CBV). O documentário retrata a violência contra a mulher em Roraima, estado que lidera o índice de ocorrências da Lei Maria da Penha no Brasil.
Para a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, falar sobre o Dia das Mulheres é algo bastante instigante e faz cada uma relembrar a história de luta que teve para poder galgar um espaço na sociedade. “Hoje ainda temos muitas lutas a serem vencidas, uma delas é a própria igualdade no trabalho, enquanto reconhecimento e salário, pois ainda continuamos com um percentual de 30% menor que o salário que o homem recebe, mesmo provando a cada dia o quanto a capacidade das mulheres tem sido um diferencial, seja em cargos de gestão, seja na execução de empregos que até bem pouco tempo eram tidos como tipicamente masculinos”, disse.
Ela declara ainda que esse diferencial tem sido representado por um quantitativo expressivo de mulheres, desde a equipe de gestão até as mulheres que fazem a rotina institucional, seja na atividade-fim, que é o ensino, seja na execução administrativa e também nos serviços essenciais. “Em cada um desses setores, temos um diferencial de mulheres que representam a maior força de trabalho desta instituição. Sinto-me grata por estar com esse grupo e agradeço a cada dia esse apoio, desejando a todas um feliz Dia das Mulheres. E que esse dia, além da comemoração, seja também de reflexão. Que seja um momento para lembrarmos que essa data tem garantido a representação de uma luta dessa categoria para ser vista e ouvida na sociedade. Tenho muito orgulho de estar hoje representando um pouquinho dessas mulheres à frente do Campus Boa Vista. Meus parabéns a todas nós! E, em nome da gestão, gostaria de estender meu abraço e comprimentos a todas as mulheres que fazem o Instituto Federal de Roraima tornar-se uma instituição que respeita, que valoriza e que tem proporcionado uma educação de qualidade, uma educação tecnológica com excelência, e que tem feito a diferença em nosso estado”, finalizou.