Grupo Les Unique inscreve novos dançarinos até o dia 28, sábado
Quem quiser fazer parte do “Grupo de Dança Les Unique – The art of dance” deve apressar-se, pois as inscrições para novos integrantes encerram-se neste sábado, dia 28. Estão sendo oferecidas 40 vagas, sendo 20 para homens e 20 para mulheres, para essa que será a sexta formação do grupo. As inscrições não serão prorrogadas.
COMO SE INSCREVER – Todas as informações sobre as inscrições são fornecidas apenas pelo telefone 99972-5039 (Whats – Tim), em qualquer horário. A participação no grupo é completamente gratuita, sem taxas de inscrição ou mensalidades.
Todos os detalhes técnicos dos trabalhos, regras e métodos serão apresentados aos interessados inscritos, em uma reunião que ocorrerá no dia 31 de outubro, às 9 horas, na sala de dança do Complexo de Artes do Campus Boa Vista (CBV). Os menores de 16 anos só poderão participar do grupo se forem acompanhados dos pais ou responsáveis maiores de idade.
QUEM PODE FAZER PARTE – Jovens com idade de 14 a 25 anos, com ausência de limitações motoras e com saúde física e psíquica em dia, pois se trabalhará com movimentos, deslocamentos e força. O interessado precisa ter ainda disponibilidade para frequentar as aulas (ensaios) às terças, às quintas e às sextas-feiras, das 9h às 11h.
O coordenador do grupo, professor de dança, dançarino e coreógrafo Orlando Marinho, explica que os interessados não precisam saber dançar, pois todos passarão por um nivelamento. “Quanto menos se souber sobre dança, melhor”, frisou.
ORIGENS – O Les Unique nasceu em junho de 2011, idealizado pelo professor Orlando Marinho Júnior e tornado realidade por causa da parceria com a professora de dança, dançarina e também coreógrafa Alexsandra Paz. O grupo se propôs, desde sua criação, a trabalhar com inovações, experimentações e fusões, misturando diversos estilos aparentemente incompatíveis, gerando novas roupagens e releituras. Estão inclusas nessa linha de trabalho misturas inusitadas da dança com outros estilos, ritmos e formas de arte diversas, tais como teatro, música, esportes, elementos visuais, entre outros.
Já foram realizadas, nestes mais de seis anos de existência, fusões do tango com o teatro e o balé, do bolero com a música eletrônica, do zouk com o street dance, do tango com o esporte urbano heelyng e, mais recentemente, uma surpreendente mistura de salsa, dança do ventre e danças urbanas.
PROJETO – O Grupo de Dança Les Unique, desde outubro de 2013, passou a ser desenvolvido por meio de um projeto de extensão, ampliando suas ações para as comunidades interna e externa do Campus Boa Vista. “Trabalhamos com a filosofia de que é possível ensinar conceitos e posturas fortemente exigidos pelo mercado de trabalho atual, de modo completamente inovador, utilizando somente a dança. As atividades do grupo tornam-se ferramentas lúdicas por meio das quais ensinamos aos integrantes conceitos como pontualidade, hierarquia, assiduidade, compromisso, ética, responsabilidade, trabalho em equipe, qualidade, planejamento, entre outros. Conceitos e posturas que serão sempre muito úteis em qualquer área profissional em que se atue nos dias atuais”, explicou Marinho.
Segundo ele, como o grupo trabalha com adolescentes e adultos jovens, essa forma de trabalho prepara novos profissionais com novas posturas para mercados profissionais cada vez mais exigentes. É a cultura e a arte da dança associadas ao processo de formação do profissional moderno. O professor diz ainda que a única coisa que será cobrada dos participantes é compromisso e responsabilidade, por isso o envolvimento da família também é fundamental para o desenvolvimento do trabalho.
No fim de cada ano, os participantes concluintes recebem certificados do projeto de extensão, emitidos pela Diretoria de Extensão (Direx-CBV).
Marinho informa que o trabalho do Les Unique pode ser visto pelas redes sociais. Basta o interessado acessar o instagram @les_unique e também no Youtube, digitando “grupo de dança les unique”. Todos os cinco trabalhos, inclusive os mais recentes, estão lá.
Virginia Albuquerque
Jornalista
CCS/Campus Boa Vista
26/10/2017