IF Comunidade Itinerante levará serviços às comunidades da zona rural de Boa Vista

por Virginia publicado 04/07/2016 21h59, última modificação 04/07/2016 21h59
A edição 2016 do IF Comunidade do Campus Boa Vista Centro (CBVC) ocorrerá entre os meses de agosto e outubro e trará algumas novidades. A primeira é que o evento será realizado em um período de tempo maior, e não em um único dia, como nas edições anteriores. A segunda é que várias comunidades, tanto da Capital como do interior, incluindo as indígenas, serão beneficiadas em um único evento. A terceira é que as ações serão desenvolvidas de forma contínua, na própria comunidade a ser atendida

A edição 2016 do IF Comunidade do Campus Boa Vista Centro (CBVC) ocorrerá entre os meses de agosto e outubro e trará algumas novidades. A primeira é que o evento será realizado em um período de tempo maior, e não em um único dia, como nas edições anteriores. A segunda é que várias comunidades, tanto da Capital como do interior, incluindo as indígenas, serão beneficiadas em um único evento. A terceira é que as ações serão desenvolvidas de forma contínua, na própria comunidade a ser atendida.

Algumas ações já foram definidas, e outras serão propostas no decorrer do evento. A primeira já está em andamento com a oferta do curso de Eletricista Cidadão, com carga horária de 60 horas, no Bairro Senador Hélio Campos, Conjunto Cidadão, por meio do qual serão certificados 30 moradores. Setenta indígenas das comunidades da Serra do Truaru e Canauanim serão capacitadas em um curso de Informática Básica, com carga horária de 50 horas. Outra capacitação será oferecida para 30 professores do ensino fundamental (do 6.º ao 9.º ano) da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, localizada no Bairro São Francisco. Esses dois cursos serão iniciados no mês de agosto.

Além dos docentes e dos técnicos do CBVC que participarão das ações de capacitação da comunidade, os alunos bolsistas do Programa de Bolsa Institucional de Extensão (Pbaex) serão integrados no IF Comunidade Itinerante e ficarão responsáveis por ministrar palestras com temas de interesse geral nas áreas de educação e saúde: relacionamento interpessoal, indisciplina, preconceito e respeito às diferenças; orientação sexual, gravidez na adolescência, DSTs e Aids; prevenção ao uso de drogas e dependência química; higiene e cuidados pessoais. Os alunos da Escola Presidente Costa e Silva, assim como os professores, serão os primeiros beneficiados com os momentos de formação por meio das palestras e das oficinas.

De acordo com a coordenadora de Projetos de Extensão do CBVC e organizadora do IF Comunidade Itinerante, Francisca das Chagas de Souza Araújo, apesar do sucesso das edições anteriores, a proposta de organizar o evento de forma itinerante visa ao atendimento das comunidades mais distantes e com maior dificuldade de acesso a Boa Vista e, consequentemente, ao IFRR. “Nas edições anteriores, o IF Comunidade sempre era realizado em algum bairro da Capital ou nas vilas e nas sedes dos municípios. Desta vez, queremos ir, de fato, até as comunidades mais distantes, que, muitas vezes, não têm como se deslocar até aqui para participar de nossos eventos, mas também atenderemos a população local. Sendo assim, ampliaremos nosso atendimento, beneficiaremos muito mais pessoas e cumpriremos com nossa responsabilidade social”, disse.

Os departamentos e as coordenações que queiram propor mais ações para o IF Comunidade Itinerante devem procurar a Coordenação de Projetos de Extensão para inscrever seus projetos.

 

Virginia Albuquerque

CCS/Campus Boa Vista Centro

4/7/2016