IF Comunidade Itinerante - Outras comunidades são beneficiadas com cursos de extensão
Teve inicio, nesta quarta-feira, dia 19, o curso livre de Inglês Básico na Comunidade Indígena Serra do Truaru. As aulas estão sendo ministradas por Celso de Souza Felício, aluno do curso Técnico em Secretariado do Campus Boa Vista Centro do Instituto Federal de Roraima (CBVC-IFRR). A qualificação terá carga horária de 40 horas, e o público-alvo são jovens e adultos.
Mulheres Mil – Outra importante ação no IF Comunidade é o curso de Artesão de Pintura em Tecido do Programa Mulheres Mil, que será ministrado pela colaboradora Raimunda Reis dos Santos, também na Comunidade Indígena Serra do Truaru. A capacitação terá carga horária de 40 horas, e o público-alvo são mulheres jovens e adultas da comunidade. Por meio dessa ação, mais 30 mulheres serão beneficiadas.
Certificação – Outros dois cursos desenvolvidos como parte da programação do IF Comunidade Itinerante foram encerrados e certificados. Por meio do curso de Informática Básica, realizado na Comunidade Indígena Canuanim, foram certificados 17 alunos indígenas. Nessa comunidade, também foram ofertados os cursos de Horticultura, com 18 certificações, e Espanhol, com 19 concluintes. Já no curso Formação Docente para a Educação na Cultura Digital, foram certificados 13 professores da Escola Estadual Presidente Costa e Silva (EEPCS), localizada no Bairro São Francisco, em Boa Vista. A EEPCS também está sendo beneficiada com o projeto de extensão Como Organizar e Gerenciar uma Feira de Ciências, o qual será encerrado no próximo dia 22, sábado, com a realização da Feira de Ciência da escola.
A Diretoria de Extensão do CBVC, por meio da Coordenação de Projetos de Extensão e da Coordenação da Biblioteca, está concluindo um projeto para a realização de uma oficina para as mesmas comunidades, tendo como objetivo capacitar disseminadores de leitura dentro das comunidades que possam contribuir não só com o incentivo à adoção do hábito da leitura, mas também na organização e na manutenção de espaços já existentes nas comunidades que serão aproveitados para desenvolver atividades culturais como sessão de cinema e produção de jogos didáticos.
Outros cursos – Também teve início, no dia 11 de outubro, nas Comunidades Indígenas Truaru e Malacacheta, o curso livre de Espanhol, tendo como público-alvo servidores, professores e demais pessoas das comunidades.