IFkaRRt 2016 – Competição de Carrinhos Mecatrônicos é destaque no Campus Boa Vista Centro

por Virginia publicado 23/11/2016 15h35, última modificação 23/11/2016 18h16
No último sábado, dia 19, mais uma Competição de Carrinhos Mecatrônicos foi realizada no ginásio do Campus Boa Vista Centro (CBVC), como resultado do “Projeto IFkaRRt – Acelere sua criatividade”. O projeto é coordenado pelo professor Heitor Hermeson Rodrigues, com o apoio do servidor Kelson Gomes de Carvalho, do CBVC, e do professor do Campus Amajari (CAM) José Vilson Martins Filho.

No último sábado, dia 19, mais uma Competição de Carrinhos Mecatrônicos foi realizada no ginásio do Campus Boa Vista Centro (CBVC), como resultado do “Projeto IFkaRRt – Acelere sua criatividade”. O projeto é coordenado pelo professor Heitor Hermeson Rodrigues, com o apoio do servidor Kelson Gomes de Carvalho, do CBVC, e do professor do Campus Amajari (CAM) José Vilson Martins Filho.

Resultado As equipes vencedoras da edição 2016, por categoria, foram estas: Panda, C2L e Power Cart, na Corrida Tradicional; Lady KZKZ, Karrumo e C2L, na Sumô; Panda, Karrumo e C2L, na Maluca; Kyros, Karrumo e C2L, na Maluca Inversa; C2L, Elefante Cósmico e Esquadrão Suicida, na Design Sustentável. Os alunos das equipes C2L, Karrumo e Esquadrão Suicida ingressaram no CBVC em 2016 e, mesmo com conhecimentos básicos adquiridos nas disciplinas de Eletrônica, demonstraram habilidade e conquistaram medalhas.

Projeto – Durante alguns meses, os alunos dos cursos técnicos em Eletrônica, Eletrotécnica e Informática integrados, subsequentes e Proejas foram orientados na construção de miniprotótipos de carrinhos mecatrônicos feitos de matéria-prima antes considerada lixo. Os carrinhos, conforme as regras do edital, além de serem construídos com material reciclado, deveriam funcionar com os motores elétricos movidos à propulsão por hélice e/ou tração. Para isso, seus idealizadores deveriam, obrigatoriamente, mobilizar conhecimentos de eletrônica, mecânica, artes e economia, priorizando a relação custo-benefício.

Como o projeto também prevê a participação de estudantes de qualquer escola, municipal, estadual, federal ou particular, de Roraima e do Brasil, nessa edição participaram equipes da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e da Escola Estadual Maria das Dores Brasil.

Segundo Rodrigues, para que os participantes pudessem desenvolver o próprio protótipo, foram ofertados, no ensino técnico, os seguintes componentes curriculares: Eletricidade Básica, Circuitos Elétricos, Projetos Eletrônicos, e Eletrônica Analógica e Digital. Além disso, foram realizados oficinas, minicursos e revisões de conteúdos de Eletricidade Básica; de componentes eletrônicos, como LDR, resistor, capacitor, entre outros; aparelhos de medições elétricas: multímetro e osciloscópio; circuitos elétricos em corrente contínua; noções de radiofrequência (RF).

“O IFkaRRt representa uma experiência docente vivenciada por meio do planejamento e da execução do Projeto IF KaRRt, cujos resultados confirmaram a premissa de que é preciso correlacionar teoria e prática como forma de assegurar a construção de conhecimentos significativos e, consequentemente, obter qualidade no processo de ensino-aprendizagem e na formação profissional. A experiência revelou que iniciativas nas quais os estudantes se envolvem em ações concretas aumentam a participação deles nas aulas, visto que se reconhecem como agentes no processo, priorizando, assim, a qualidade do aprendizado. Os conhecimentos mobilizados para o desenvolvimento das atividades caracterizam a prática como inter e transdisciplinar, e seus resultados culminaram em um evento pedagógico denominado IF kaRRt”, explica Rodrigues.

Para Kaio Leonardo Almeida Araújo, da equipe Karrumo, a participação no IFkaRRt  foi importante, pois contribuiu para o aprimoramento dos conhecimentos com vistas à participação em outras competições nacionais como a Olimpíada Brasileira de Robótica. “Com o aprimoramento desses conhecimentos, poderemos representar bem o Instituto Federal de Roraima em outros estados, pois aprendemos, inclusive, com os erros e, da próxima vez, não incorreremos no mesmo erro”, relatou, acrescentando que o projeto proporciona a aplicação da teoria de forma prática, fazendo com que os alunos aprendam de modo prazeroso.

A aluna Laís Pereira Muniz, da equipe C2L, diz que os conhecimentos adquiridos nas disciplinas introdutórias foram fundamentais para o sucesso na construção dos carrinhos. “Observamos que todos os ensinamentos foram aplicados e, com a competição, nos sentimos mais motivados para participar. Eu realmente não imaginava que iria gostar tanto, pois a eletrônica é uma área em que os meninos demonstram mais interesse e habilidade, no entanto, a partir de agora, creio que mais meninas irão se interessar também”, explica.

Lucas Rossetti de Souza, da equipe Esquadrão Suicida, relata que a maioria dos alunos que participaram não tinham o real conhecimento sobre a proposta, mas, com o sucesso da competição, aqueles que não participaram já demonstram interesse em se inscrever na próxima edição.

Os alunos sugeriram que o evento seja divulgado para a comunidade acadêmica logo no início do ano letivo, para que mais estudantes se interessem e tenham mais tempo de se organizarem para a competição.

Histórico – Implantado no IFRR-CBVC no ano 2012, o Projeto IF kaRRt está em sua quarta edição, e a apresentação dos resultados consiste em um evento no qual os estudantes participam de uma competição de carrinhos mecatrônicos, construídos com resíduos sólidos e reciclados. Desde sua idealização, propunha-se a execução de um projeto interdisciplinar e intercursos, caracterizando-se como uma prática pedagógica inovadora, articulando diferentes componentes curriculares das áreas técnica e propedêutica, tornando assim os conhecimentos pertinentes a essas disciplinas mais significativos para os estudantes. Quanto ao evento de culminância, o objetivo é promover a integração entre os alunos e a comunidade estudantil, auxiliando-os no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à formação profissional e intelectual.

A elaboração do Projeto IF kaRRt deu-se com base no pressuposto de que suas ações favoreceriam a construção de conhecimentos numa perspectiva menos fragmentária, promoveriam o intercâmbio de conhecimentos e técnicas entre os alunos dos cursos técnicos em Eletrônica, Eletrotécnica e Informática, todos ofertados de forma integrada ao ensino médio, e, consequentemente, contribuiriam para a formação de profissionais aptos a propor soluções para problemas usando recursos descartados, em sintonia com os princípios de sustentabilidade e respeito socioambiental.

Os resultados do projeto IFkaRRt foram apresentados no XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Abenge), no período de 27 a 30 de setembro de 2016, na Universidade Federal do Rio Grande Norte  (UFRN), com o tema “Desenvolvimento de carrinhos mecatrônicos: uma prática pedagógica inovadora aplicada no IFRR”.

 

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista Centro
23/11/2016