Mostra de cinema “Luz, câmera, curta!” exibirá 12 curtas-metragens no dia 16, no Campus Boa Vista Centro
Pela primeira vez o Campus Boa Vista Centro (CBVC-IFRR) será palco de uma mostra de cinema. A mostra “Luz, câmera, curta!” será realizada no próximo dia 16, quinta-feira, às 19h30, no auditório do CBVC, com a participação de alunos, gestores, familiares e convidados. A ação é resultado do projeto de produção cinematográfica, coordenado pelo professor Orlando Marinho Júnior e desenvolvido pelas turmas do curso Técnico Integrado em Secretariado. A mostra também será uma das atrações da programação de aniversário de 23 anos do IFRR no próximo dia 29 de junho.
Produção – As turmas foram separadas em equipes. A cada uma foi dada a missão de produzir um filme de curta-metragem, com total autonomia. As equipes viraram produtoras fictícias de cinema, responsáveis por todas as etapas do processo: roteiro, produção, filmagens, maquiagem, figurinos, atuação, entre outras. No desenvolvimento dos trabalhos, os discentes puderam vivenciar as etapas, as particularidades e as dificuldades do ato de gerenciar, empreender e realizar um curta-metragem. Todos esses itens contemplam os exigidos no componente curricular conduzido pelo professor Marinho. Conforme este, os alunos viram o quanto é necessário planejamento, organização, métodos, meta, cumprimento de horários, compromisso, responsabilidade, trabalho em equipe e criatividade, entre outros itens, na vida do profissional do cinema.
“A elaboração do filme representa, para cada equipe, o equivalente a um empreendimento, um projeto empresarial. Fazê-los realizar essa empreitada em equipe foi fundamental para terem essa compreensão. O objetivo da iniciativa pedagógica não foi escolher ou descobrir novos atores, diretores ou produtores, e sim estimular, na forma de desafio e meta, a realização de algo novo para eles. É uma atividade pedagógica utilizando o lúdico como meio inovador para o aprendizado. A iniciativa não é inédita, pois já foi tomada anteriormente por outras instituições de ensino e pelo próprio IFRR. Nova roupagem e alcance foram dados na nova versão para trabalhar com os novos alunos, e já está sendo um sucesso”, explicou o professor.
Marinho acrescentou que, nos dias atuais, se torna necessária a melhor formação dos jovens que estão prestes a entrar no mercado de trabalho, extremamente competitivo e dinâmico. Visando à busca desse resultado é que, há quase três meses, desenvolve o projeto, que resultou em 12 curtas-metragens, dos mais variados temas e estilos (suspense, ficção científica, comédias, policial, terror, entre outros). A mostra de cinema terá uma banca de jurados, que escolherá os três melhores trabalhos a serem premiados com troféus. As peças foram especialmente confeccionadas para o evento a fim de que este se torne ainda mais especial para os alunos.
Programação da mostra – O evento terá a participação do grupo de dança Les Unique, que finalizará a exibição antes da divulgação e da premiação dos três melhores filmes escolhidos pelos jurados.
Exibição pública – A exibição dos filmes no evento será a primeira de outras que serão programadas posteriormente, já que existem mais pessoas interessadas em conhecer os trabalhos, mas o auditório não comporta. Para atender esse público, serão realizadas novas sessões totalmente gratuitas e abertas aos interessados.
Realização e apoio – O evento é uma organização do Departamento de Ensino das Áreas de Gestão e Saúde (Deges), por meio da Coordenação do Curso Técnico em Secretariado, e tem como apoiadores culturais a Publicolor e o jornal Folha de Boa Vista.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 99972-5039 (professor Orlando Marinho Júnior).
Veja a relação dos 12 curtas-metragens:
- Amizade perigosa
- Erro sete-cinco-delta
- Eduardo e Mônica, a verdadeira história
- Os macuzzos
- Caso violeta
- Metamorfose
- Meio a meio
- Black box
- 22:50
- Cadê Zeus?
- Mãe é tudo igual, só muda o endereço
- Memórias permanentes
Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista Centro
13/06/2016