Campus Boa Vista é destaque em eventos científicos locais e nacionais
Mesmo diante dos cortes no orçamento enfrentados nos últimos anos pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), o Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio de seus campi, tem envidado esforços para que alunos e professores continuem desenvolvendo seus projetos, tanto na área do ensino, como da pesquisa e da extensão.
Pesquisas – Com os cortes, houve significativa diminuição no número de bolsas de iniciação científica, no entanto os projetos continuam sendo desenvolvidos e muitas descobertas científicas e tecnológicas de estudantes de cursos técnicos e superiores têm ganhado cada vez mais destaque, tanto no âmbito regional como em outras regiões do País.
As premiações refletem o empenho das equipes de pesquisa, formadas por alunos pesquisadores e professores orientadores, em promover a investigação, base de qualquer atividade científica. Além de levantar problemas e identificar suas possíveis causas e consequências, as equipes procuram, por meio da pesquisa aplicada, soluções para problemas que afetam diretamente à sociedade ou parcelas menos favorecidas.
Ensino e Extensão – Na área do ensino, boa parte dos projetos desenvolvidos no CBV é levada para eventos locais e nacionais de grande repercussão visando à formação profissional do estudantes. Já no campo da extensão, o campus tem, ao longo dos últimos anos, atendido um número significativo de pessoas por meio de projetos voltados ao esporte, à saúde, ao bem-estar e ao lazer, bem como ao aperfeiçoamento profissional de jovens e adultos.
Forint – Recentemente, o Campus Boa Vista recebeu o maior número de premiações no VII Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica (Forint). O evento ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro, no Campus Novo Paraíso (CNP), localizado no KM-512 da BR-174, no Município de Caracaraí.
De acordo com a diretora-geral do CBV, professora Joseane de Souza Cortez, os resultados alcançados pelos pesquisadores do CBV trazem satisfação e orgulho para professores e gestores. “Considerando a proposta do Forint, nós nos sentimos muito orgulhosos com a participação do nosso campus no evento. Ressaltamos as diversas produções significativas que representam o fazer educativo que o campus vem buscando. Essa constatação foi percebida, quer pelo número de participantes, quer pelos trabalhos em destaque, que abrangem ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica”, disse.
Veja a seguir os projetos premiados no VII Forint:
Área da Extensão:
1.Projeto: Curso de gestão de arquivo: uma relação teórica sob ótica presencial e virtual.
Expositora: Milena do Carmo Gomes de Castro.
Orientadora: Tatiana Rosa
2. Projeto: Exercitando o pensamento lógico e aptidões físicas de alunos de 8 a 12 anos por meio de jogos pedagógicos nas aulas de Educação Física
Expositora: Lorena de Almeida Rabelo.
Orientadora: Elisangela Costa
3.Projeto: Aplicação do Planejamento Estratégico em uma instituição privada de saúde.
Expositora: Franciele Juliana Coimbra Lins
Orientadora: Lucélia Santos
Área do Ensino:
1.Projeto: Racismo para quê?
Expositora: Kaylla Elizabeth da Silva
Orientadora: Marilda Vinhote Bentes
Área da Pesquisa:
1.Projeto:Material didático manipulável no ensino de matemática para surdos
Expositor: José Gabriel Ribeiro Figueiredo
Orientador Adnelson Jati
2. Freedom Companhia de Dança
Expositor: Richard Brendon Peixoto Vieira
Orientadora: Márcia Rosane de Oliveira Senna
Connepi – Outros 17 projetos de pesquisa estão sendo apresentados até o dia 30 de novembro, no XII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), em Recife (PE).
De acordo com a diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do CBV, professora Cleide Maria Fernandes Bezerra, o evento representa uma rica oportunidade para compartilhar as pesquisas realizadas no âmbito do IFRR. “O Connepi tem como objetivo impulsionar e difundir a produção científica dos IFs, nas áreas de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico. E, neste ano, a delegação do CBV apresentará trabalhos alinhados com o desenvolvimento social e econômico do País e de caráter estratégico, na ampliação de investimentos na área de ciência e desenvolvimento tecnológico”, explicou.
Dos 17 trabalhos que estão sendo apresentados no Connepi, dois são propostas aprovadas para o Universo IF: o Desafio de Ideias e um projeto aprovado na V Mostra Tecnológica do Grupo de Pesquisa de Energia Renovável, com o tema “Turbina Hidrocinética para Geração de Energia Elétrica de Baixa Potência a partir do aproveitamento do potencial hídrico de igarapés e rios do Estado de Roraima preservando a geografia local”.
Outro importante tema será abordado no minicurso ministrado pelo professor Leandro de Britto Matos: “A história da arte e o mundo em que vivemos”.
Já a professora Nilra Jane Filgueira Bezerra coordenará a miniconferência “Práticas Escolares na Educação Matemática: aspectos históricos desde o Movimento da Matemática Moderna até os dias atuais”.