PÓS-GRADUAÇÃO - Professor do Campus Boa Vista Centro defenderá tese de doutorado em políticas públicas voltadas ao Proeja

por Virginia publicado 20/04/2016 22h20, última modificação 21/04/2016 15h23
No próximo dia 25, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o professor do Campus Boa Vista Centro Ananias Noronha Filho defenderá sua tese de doutorado concluído pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. O trabalho de pesquisa do professor tem como tema a Avaliação Política do Processo de Implementação do Proeja: a experiência do Campus Boa Vista Centro do Instituto Federal de Roraima.

A banca examinadora será formada pelos professores doutores Valéria Ferreira Santos de Almada Lima (UFMA) – orientadora; Salviana de Maria Pastor Santos Sousa (UFMA); Lelia Cristina Silveira de Moraes (UFMA); Ilse Gomes Silva (UFMA); Reginaldo Gomes de Oliveira (UFRR); Cleonice Correia Araújo (UFMA) – 1ª suplente; e Maria do Socorro Sousa de Araújo (UFMA) – 2ª suplente.

Sobre o desenvolvimento e a organização do trabalho, conforme Noronha, primeiramente foi feita uma abordagem sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, reconstruindo a história dessa modalidade de ensino, que permanece em construção, embora marcada por ser fragmentária e descontínua. No segundo momento, abordou-se o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), analisando sua concepção e seus princípios, o qual oferece aos trabalhadores destituídos do direito à educação a oportunidade de concluir os estudos e, ao mesmo tempo, de qualificar-se para o mercado de trabalho.

Na parte final da pesquisa, buscou-se analisar a implementação do programa no Campus Boa Vista Centro do Instituto Federal de Roraima, integrante da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O campus escolhido tornou-se locus privilegiado da pesquisa, por ser identificado como a unidade de ensino no Brasil pioneira na oferta de cursos de educação profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos. Buscou-se, dessa forma, identificar os avanços ou retrocessos alcançados pelo Proeja, cujos resultados demonstram que se trata de um programa de importante envergadura para a sociedade, mas que precisa de ajustes na sua implementação para se alcançarem os objetivos.

“Pesquisar o Proeja é sempre um desafio, ainda mais porque fui pesquisador e sujeito da pesquisa, uma vez que, desde que foi implementado no IFRR, sempre trabalhei com ele. Me sinto gratificado, pois me coloco na posição de aprendiz. As experiências de vida dos alunos e das alunas dos cursos fazem com que vejamos o mundo de uma outra forma e percebamos que ainda temos muito a fazer para diminuir essa dívida que o Brasil tem para com homens e mulheres destituídos do direito ao acesso à educação formal. Quero agradecer aos colegas servidores que se dispuseram a participar da pesquisa e, principalmente, aos alunos e às alunas do Proeja, que me proporcionam aprendizado dia a dia. Quero agradecer também ao IFRR, que permitiu minha participação no doutorado, mediante a concessão de licença, e concedeu-me uma bolsa semestral de incentivo. Agora é buscar contribuir para a consolidação do Proeja em nossa instituição, como uma política que pode elevar a escolaridade e qualificar e/ou habilitar profissionalmente jovens e adultos de Roraima”, relatou o doutorando.

A defesa será realizada a partir das 9 horas, na sala de multimídia do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA, na Cidade Universitária do Bacanga, em São Luís (MA).

CCS/Campus Boa Vista Centro

20/4/2016