Realizada solenidade de outorga da primeira turma do Sistema Universidade Aberta do Brasil

por Virginia publicado 06/05/2016 22h04, última modificação 06/05/2016 22h04
Na noite desta quinta-feira, dia 5, o IFRR/Campus Boa Vista Centro (CVBC) outorgou grau a 98 licenciandos do curso de Licenciatura em Letras/Espanhol e Literatura Hispânica, na modalidade a distância. O curso foi realizado por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e executado pelo CBVC em polos de cinco municípios: Boa Vista, Alto Alegre, Amajari, Rorainópolis e São João da Baliza.

Participaram da solenidade o reitor do IFRR, professor Ademar de Araújo Filho, o diretor-geral do CBVC, professor Milton José Piovesan, o diretor de Políticas de Educação a Distância, professor Nadson Castro dos Reis, a coordenadora do Sistema Universidade Aberta do Brasil no IFRR, professora Rosimere Rodrigues Barroso, a diretora do Departamento de Educação a Distância (Nead/CBVC) e a atual coordenadora do curso de Licenciatura em Letras-Espanhol e Literatura Hispânica, na modalidade a distância, professora Maria Betânia Gomes Grissi, que também foi escolhida como paraninfa da turma.

Nessa primeira turma oferecida pelo sistema, foi certificado o maior número de graduandos em um único curso ofertado pelo IFRR – um marco histórico bastante comemorado pelos gestores presentes, principalmente por ser um programa de educação a distância.

A diretora do Departamento de Educação a Distância (Dead/CBVC), professora Maria Betânia Gomes Grissi, em um discurso emocionado, destacou os desafios de implementar a educação a distância no IFRR e a satisfação de tê-los vencido junto com a  turma. “Hoje é sem dúvida um dia memorável para todos nós, pois estamos finalizando a primeira turma em nível de graduação dos cursos do IFRR ofertados na modalidade a distância. Vários foram os obstáculos ao longo dessa formação, mas, cada um deles foi superado com esforço e comprometimento. Vocês, meus queridos formandos, estiveram em busca de um mesmo objetivo: sair dessa formação melhores do que chegaram. E, hoje, podemos dizer que seus objetivos foram alcançados. Sinto-me muito honrada em ter feito parte dessa trajetória e, mais ainda, por ter sido homenageada como paraninfa da turma. São gestos como estes que me fazem continuar buscando as melhores alternativas para a execução dos processos de ensino na modalidade a distancia dentro do IFRR”, enfatizou.

A oradora da turma, a acadêmica Neire Jane Gomes Assunção, destacou, em seu discurso, as expectativas do início do curso e os aprendizados obtidos após os anos de estudo. “Quando me inscrevi para fazer este curso a distância, duas perguntas me vieram à mente: “Será que vou conseguir falar em espanhol?” “Como faremos as atividades?” Creio que muitas outras indagações haviam na cabeça de todos os acadêmicos. Uma delas era se ao final do curso falaríamos em espanhol.  Recordo que a professora de Espanhol I nos afirmou que sim. Isso foi confirmado na apresentação do TCC, quando todos tivemos de apresentá-lo na língua espanhola. Sei que não foi perfeito, porém o aperfeiçoamento virá por meio da prática”, relatou a oradora.

Outra importante notícia comemorada pelos graduandos foi o compromisso assumido pela Direção-Geral do CBVC com uma futura pós-graduação na área de Letras-Espanhol para os professores ora formados.

Fotos: Erick Vieira (Diretoria de Educação de Políticas a Distância - Dipead/Reitoria)

CCS/Campus Boa Vista Centro

6/5/2016