RETA FINAL – Alunos-atletas se preparam para fase nacional do eJIFs

por Elias Freitas dos Santos publicado 10/09/2021 18h10, última modificação 28/10/2021 16h21
A fase nacional da competição, que ocorre no período de 13 a 17 de setembro. As competições serão transmitidas pelo canal oficial do eJIFs, no endereço https://www.youtube.com/channel/UCiT0bmRAhtzExCjjQjMqEtQ.

Seis alunos-atletas do Campus Boa Vista (CBV) que integram a delegação do Instituto Federal de Roraima (IFRR) para os Jogos Eletrônicos dos Institutos Federais (eJIFs) estão na reta final dos preparativos para a fase nacional da competição, que ocorre no período de 13 a 17 de setembro.

Segundo a chefe da deleção do IFRR, professora Eliana Mendonça, a equipe está preparada e tem potencial para conquistar boas colocações. “O eJIFs Games foi criado para proporcionar algum tipo de competição no formato on-line, em razão da impossibilidade de realização dos jogos tradicionais, não deixando morrer essa prática esportiva. Temos muitos desafios, principalmente para a nossa região, com a instabilidade da conexão, mas estamos muito confiantes no potencial de nossa equipe e acreditamos que eles podem competir em nível de igualdade com os demais competidores”, disse.

eJIFs – A edição nacional 2021 dos eJIFs é organizada pela Comissão Organizadora dos Jogos da Rede Federal (Cojif) e destinada a todos os institutos federais do Brasil, aos Cefets e ao Colégio Pedro II.

A proposta do eJIF considerou a impossibilidade de realização dos tradicionais JIFs, devido às medidas de distanciamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus. Entre seus objetivos está o de promover a saúde mental dos estudantes dos IFs, por meio de atividades cujas características permitam a participação de estudantes e servidores, mesmo que estejam em locais diferentes.

São público-alvo do evento os estudantes da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica devidamente matriculados e frequentando os cursos regulares no momento da participação nos jogos.

Delegação do IFRR – Composta por um total de 18 alunos-atletas, a delegação está assim distribuída: Free Fire (Garena) – 5 atletas (todos do CBV); League of Legends (Riot Games) – 10 atletas; Xadrez Arena (Lichess) – 3 atletas, sendo dois homens e uma mulher (atleta do CBV).

Para o aluno Luis André Barros, do curso Técnico em Eletrônica, que competirá na modalidade Free Fire, o principal desafio dessa fase de preparação foi conciliar os estudos remotos com os treinos. “Acredito que o principal desafio está sendo organizar o tempo, já que precisamos coordenar o tempo das aulas on-line com outros afazeres, o que ocupa bastante tempo, mas estamos nos esforçando para treinar sempre que possível, jogando uma série de treinos diários, focando na preparação para as finais”, contou.

Os técnicos já estão treinando as equipes, desde a finalização da etapa estadual, com foco na nacional. A servidora do CBV e acadêmica do 3.° do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads), Ana Catarina Ferreira Lima é uma das atletas que representará o CBV na competição. Ela destaca o apoio dos treinadores. “Estou feliz em participar deste evento on-line e inovador, no qual teremos atletas de todas as partes do Brasil. Apesar do momento em que vivemos, poder representar o Instituto Federal, em especial o Campus Boa Vista, e o Estado de Roraima é muito gratificante, pois conciliar trabalho, faculdade e esta edição dos jogos é bastante desafiador. Me sinto muito abençoada pelo incentivo e trabalho do nosso técnico, Reginaldo Beltrami, e do voluntário Endson Lima, que nos deu suporte nesta jornada de preparação”, relatou.

Equipe técnica:

League of Legends (Riot Games) – George Soon Ho Pereira; Free Fire (Garena) – Marcelo Calixto Mineiro; Xadrez – Reginaldo Silva Beltrami; Chefe de delegação –  Eliana da Silva Coelho Mendonça.

CCS/Campus Boa Vista
10/9/21