Servidores são autores de capítulos em livro sobre sociobiodiversidade

por Virginia publicado 27/08/2021 14h45, última modificação 27/08/2021 14h45
A obra foi organizada pelos professores e pesquisadores Plínio Henrique Oliveira Gomide e Márcia Teixeira Falcão, e publicada pela Uerr Edições, a editora da Universidade Estadual de Roraima (Uerr).

Servidores do Campus Boa Vistado Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) tiveram artigos publicados no livro Sociobiodiversidade amazônica: saberes, olhares e práticas agroecológicas. A obra foi organizada pelos professores Plínio Henrique Oliveira Gomide e Márcia Teixeira Falcão, e publicada pela Uerr Edições, a editora da Universidade Estadual de Roraima (Uerr).

Dividido em duas partes, o livro apresenta resultados de estudos e pesquisas relacionados à temática central da publicação.

O quinto capítulo,  “Utilização de composto orgânico produzido a partir de resíduos da poda fitossanitária de cupuaçuzeiros infectados por Moniliophthora perniciosa e de diferentes fontes de nitrogênio como substrato para produção de mudas de hortaliças”, é de autoria do coordenador de laboratórios da área da saúde, Ricardo André Dantas Neves, e dos pesquisadores Hyanameyka Evangelista de Lima Primo, Edmilson Evangelista da Silva, Ezequiel Souza Queiroz e Yara Pinho de Lima.

Já o capítulo nono, que traz o artigo “Agricultura Familiar: um panorama do PRONAF em Roraima”, foi escrito pelo professor Bernard José Pereira Alves, em parceria com os pesquisadores Igor Calazans Duarte de Menezes e Inaê da Rocha Pereira Loureiro.

E o capítulo 12, com o título “Impacto do garimpo na qualidade hídrica no Rio Uraricoera na Estação Ecológica de Maracá/RR”, é de autoria das professoras Danieli Lazarini de Barros e Cristiane Pereira de Oliveira, do técnico em laboratório Bernardo Morais Linhares e da pesquisadora Luana dos Santos Silva. “Foi um trabalho científico, fomentado pelo Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada – Docente (Pipad), desenvolvido na Estação Ecológica de Maracá, importante área de preservação ambiental de riquíssima biodiversidade do Brasil, que está ameaçada pelo garimpo. Esse estudo foi desenvolvido pela acadêmica do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental Luana Silva. E, diante da relevância da temática, destaco a importância da ciência e a necessidade de investimento em pesquisas para que outros projetos sejam desenvolvidos, principalmente em áreas de importância ecológica e de beleza cênica do estado”, disse Danieli.

O livro está disponível em formato e-book no link a seguir: https://boavista.ifrr.edu.br/e-books-cbv-1/sociobiodiversidade-amazonica-sabres-olhares-e-praticas-agroecologicas/view

CCS/Campus Boa Vista

27/08/2021