Servidores são capacitados para utilização de ferramentas digitais
O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) oferta o projeto de extensão “Iniciação educacional digital”. Por meio dele, 340 servidores estão participando de cursos sobre noções básicas de educação digital.
Ao todo, cinco cursos serão ofertados. O primeiro, Noções Básicas em Plataforma Google Classroom, foi realizado no último dia 15. Já os cursos Noções Básicas em Google Meet, Noções Básicas em Google Forms, Noções Básicas em Microsoft PowerPoint e Noções Básicas em Microsoft Excel, serão ofertados nos meses de março e abril. Todos têm turmas matutinas e vespertinas, com 35 alunos matriculados em cada uma.
A coordenadora de Projetos e Programas de Extensão do CBV, Luciane Wottrich, explica que, devido à suspensão das atividades presenciais, em decorrência da pandemia da Covid-19, as aulas assumiram uma versão digital. “Com essa mudança no perfil das aulas, os professores se viram desafiados a se reinventar nesse período. Houve, portanto, uma necessidade de adaptação às novas ferramentas digitais para ministrar as aulas no ensino remoto. Sendo assim, o Campus Boa Vista busca promover esses cursos de qualificação para auxiliar na ampliação do domínio de ferramentas educacionais digitais, contribuindo positivamente para a implementação das metodologias do processo de ensino e aprendizagem”, disse.
Já o ministrante dos cursos, professor Marcello da Silva Soares, esclarece que a ideia de oferecer cursos de iniciação educacional digital surgiu da necessidade de professores e interessados buscar conhecimento de novas ferramentas para uso na educação remota. “Vivemos um momento em que o ensino remoto se tornou a principal ferramenta para a continuação das aulas. Nesse sentido, o conhecimento das ferramentas digitais é fundamental na atualidade”, afirmou.