28 ANOS DO IFRR – Campus Avançado Bonfim celebra lançamento de dois novos cursos técnicos
Unidade mais nova da instituição, o Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB-IFRR) está localizado no Município do Bonfim, cuja sede faz fronteira com a cidade de Lethem, capital da Região 9 da Guiana Inglesa. Teve sua sede inaugurada em 2019 e, em breve, será um campus autossuficiente em energia elétrica.
Ao longo deste ano, ainda marcado pela pandemia e o consequente ensino remoto, o campus se reinventou para continuar oferecendo oportunidades à população. Foram 250 vagas abertas em cinco cursos gratuitos de extensão: Arte de Falar em Público, Técnicas de Vendas e Negociação, Marketing Pessoal, Qualidade no Atendimento ao Turista e Conhecendo o Comércio Exterior. As aulas foram 100% a distância, ministradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Este ano, a unidade também celebra o funcionamento de dois novos cursos técnicos, o de Agricultura e o de Guia de Turismo, ampliando seu leque e oferecendo oportunidades nos eixos tecnológicos de Recursos Naturais e Turismo, Hospitalidade e Lazer. No primeiro seletivo dos cursos, que teve início em maio de 2021 e está em andamento, foram abertas 70 vagas.
Com a oferta dos novos cursos, o campus soma quatro oportunidades de qualificação profissional via cursos técnicos, uma vez que já ofertava os cursos de Comércio Exterior e Administração, no eixo tecnológico de Gestão e Negócios. Diferentemente dos demais campi do IFRR, o CAB volta sua atuação para cursos subsequentes, ou seja, destinados àqueles que já finalizaram o ensino médio.
O diretor de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da unidade, Moacir Augusto de Souza, ressaltou a significativa contribuição do campus para a população de municípios como Bonfim e Normandia. “O CAB vem contribuindo significativamente para o desenvolvimento desses municípios, sempre respeitando as diversidades culturais locais, visto que estamos inseridos numa região de fronteira, onde está localizada parte da população indígena do Estado de Roraima. As ações que o campus tem planejado e desenvolvido vão ao encontro dos anseios e das perspectivas da comunidade, e o desenvolvimento local e regional, que é um dos objetivos dos institutos federais, vem se consolidando com as ações institucionais nessa região”, concluiu.