Nova técnica em administração supera quatro turnos e conclui curso no IFRR
Na última sexta-feira, 29, o Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB-IFRR) colocou no mercado de trabalho 28 técnicos em administração. A formatura ocorreu na Escola Estadual Argentina Castelo Branco, sede do Município do Bonfim.
Entre os que receberam a certificação pelo IFRR está a auxiliar de serviços diversos Edna Conceição da Silva, 31, que enfrenta diariamente quatro turnos de atividades. Durante todo o dia, trabalha como merendeira e, à noite, se dedicava às aulas no CAB, com o sonho de se formar técnica em administração.
Mas, antes de tudo, como toda trabalhadora, estudante e mãe, ela ainda tinha a obrigação de cuidar dos afazeres domésticos e do casal de filhos. Enfrentando sol e chuva, de dia até à noite, incontáveis vezes os filhos a acompanhavam a pé no percurso do trabalho até à sala de aula e, depois, na volta para casa.
Essa vida para lá de corrida, sem transporte para se locomover entre trabalho-escola-casa, não afastou a vontade de Edna de iniciar o curso técnico, por considerar o estudo da administração uma chance de melhorar de vida por meio de novas oportunidades de trabalho.
Mesmo com todos os desafios diários, que muitas vezes a faziam faltar às aulas, por exemplo, quando os filhos adoeciam ou quando estava exausta depois de um dia intenso de trabalho, ela não abandonou o curso. “Como não tenho transporte, minha rotina se tornava ainda mais cansativa, porém até pensei, mas nunca desisti de frequentar as aulas”, disse.
Para Edna, a presença de uma unidade de ensino como o Campus Avançado Bonfim possibilita que mães, pais e jovens possam sonhar com uma vida melhor. “Se não tivesse o CAB aqui, eu seria obrigada a procurar outras oportunidades, que poderiam custar caro, ou simplesmente me conformar com um certificado de ensino médio. Mas essa é só mais uma etapa de estudo concluída com sucesso, graças a Deus”, comemorou.
CURSO – Voltado para estudantes com ensino médio e optantes por uma formação técnica, o curso Técnico em Administração começou no segundo semestre de 2017 e tem carga horária de 1.200 horas. Os novos técnicos em administração estão aptos a atuar em organizações privadas, na indústria e no comércio, em instituições financeiras ou ainda no terceiro setor.
Quanto ao nome da turma, os estudantes escolheram “Mérito não se ganha, se conquista”. O orador foi Waldesson Santana Peres, e o juramentista Hristo Vieira Richil. Os professores homenageados foram Mary Lúcia Silva Perim (gratidão), Evemília Sousa (honra), Theresa Bernadette Morenne Persaud (especial). Como paraninfo, a turma escolheu Waltencir Barroso Simão e como patrono o professor Cézar Carlos Soto Riva.