Campus avançado do Bonfim inicia Curso de Libras

por Antonio Evaldo Soares publicado 17/12/2015 19h25, última modificação 03/08/2018 12h41
Teve início, nesta terça-feira (16), no Campus Avançado do Bonfim, o Curso de Extensão em Formação Inicial e Continuada (FIC) de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O curso,  na forma Educação a Distância (EaD), tem uma carga horária de 160 horas e é direcionado a professores dos ensinos fundamental e médio. Nessa primeira etapa, estão cursando 25 professores de escolas estaduais e do Município do Bonfim.

Para o diretor  de Política de Educação a Distância (Dipead), Nadson Castro,  a realização do curso é parte do planejamento estabelecido para 2015 e inicia um processo de institucionalização da EaD no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. “O Campus Avançado do Bonfim lançou o curso sem depender de descentralização de recursos do programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-TEC) e nem da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Isso faz uma grande diferença. É um marco o início do curso”, destacou Castro.

O curso apresenta uma proposta de formação oferecida, principalmente, aos profissionais da área da educação que tenham interesse em aprender a comunicar-se com pessoas surdas por meio da Libras. É  uma proposta de inclusão social que apresenta conhecimentos teóricos e enfoca elementos da comunicação entre surdos e ouvintes.

A proposta do curso inclui, na matriz curricular, um programa de leituras atualizado, discussões e reflexões sobre a aquisição e a prática do uso,  além do ensino e da difusão da Língua Brasileira de Sinais com ética e profissionalismo, nos diversos segmentos da sociedade, viabilizando a inclusão social e autônoma da pessoa surda.

O diretor do Campus Avançado do Bonfim, Arnóbio de Magalhães, destacou a importância do curso. “O curso é um marco, porque se iniciou um ciclo de novos cursos promovidos pelo IFRR. Já estamos com dois cursos em EaD, Agente Comunitário de Saúde, na sede do Município do Bonfim, e Técnico em Agronegócio, na Comunidade Indígena Campo Alegre, na zona rural de Boa Vista. Esse curso de Libras tem uma grande importância para nós, do Campus Avançado do Bonfim, pois promove a inclusão social”, frisou.

Por: Antonio Evaldo Soares

Fonte: CCS/Reitoria