CPA publica Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional
O Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA), publicou nesta terça-feira, 29, no e-MEC e no site da instituição, o Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional referente ao ano de 2021. Esse é o primeiro relatório do ciclo avaliativo de 2021 a 2023. Acesse aqui.
No ano de 2021, o instrumento contemplou 141 itens, distribuídos entre diferentes eixos legais, levando em consideração todas as dimensões da instituição, desde o planejamento institucional até à infraestrutura física e virtual. A avaliação foi aplicada no período de 3 a 24 de novembro de 2021, totalizando 22 dias. Foram alcançadas 2.206 contribuições de técnicos, professores e estudantes. Essa etapa de consulta interna é um dos passos do processo de autoavaliação, conduzida e acompanhada pela CPA, com o apoio das Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs).
Aplicado anualmente, o instrumento de Autoavaliação Institucional dá origem ao Relatório de Autoavaliação Institucional parcial ou integral. Ele deve ser publicado até o dia 30 de março de cada ano, no site do e-MEC, conforme previsto na Lei 10.861/2004.
A publicação do instrumento encerra a etapa dos trabalhos referentes ao ano de 2021 e dá continuação às atividades referentes ao ano de 2022, iniciando com os processos de sensibilização dos servidores e devolutivas. Dessa forma, estão previstas para os meses de abril e maio as reuniões internas com as CSAs e as devolutivas da comunidade acadêmica sobre os resultados da avaliação aplicada em 2021.
Segundo a presidente da CPA, Antonia Valdirene Rabelo, todas as etapas estão previstas em lei. Dessa forma, a comissão organiza, decide e conduz os trabalhos de acordo com o calendário previamente discutido e construído pelos membros titulares e suplentes da comissão central e setorial. Ela informa ainda que o calendário é flexível para atender às demandas e ao contexto da instituição.
“A CPA considera de suma importância que a comunidade acadêmica (professores, técnicos e estudantes) tenha conhecimento do relatório, uma vez que as considerações constantes nesse documento deverão ser utilizadas para aprimorar não somente o trabalho da comissão, mas também para servir de norte para o replanejamento e melhorar o desempenho de toda a instituição. Outras informações sobre a comissão podem ser obtidas na página http://www.ifrr.edu.br/cpa”, esclarece Antonia.