Edital para nova composição de Conselho Superior do IFRR é lançado

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 17/04/2023 21h33, última modificação 17/04/2023 21h33
Esta terça-feira, dia 18, é a data destinada para a impugnação do edital, caso alguém tenha interesse
Edital para nova composição de Conselho Superior do IFRR é lançado

A nova composição do Conselho Superior do IFRR terá mandato de dois anos

A comissão organizadora da escolha de novos integrantes do Conselho Superior (Consup) do IFRR publicou, nesta segunda-feira, dia 17, o edital que estabelece as normas para o processo. Terça-feira, dia 18, é a data destinada para pedidos de impugnação, caso alguém tenha interesse.

Com caráter consultivo e deliberativo, o Consup tem a função de analisar e prestar suporte para o desenvolvimento de ações e ainda tem poder decisório em resoluções e medidas a serem adotadas na instituição, sendo o órgão de deliberação máxima do IFRR, com estrutura, atribuições e funcionamento definidos na Lei 11.892/08, no Estatuto do instituto e no Regimento Interno próprio.

Composto prioritariamente pela comunidade interna do IFRR (professores e professoras, técnicos e técnicas, e estudantes), com abertura para o ingresso de pessoas que já se formaram na instituição, na categoria de egressos e egressas, o conselho totaliza 16 integrantes, sendo oito titulares e oito suplentes, e tem mandato de dois anos, ou seja, de 2023 a 2025.

Em detalhe, a representação do conselho fica da seguinte maneira: quatro professores ou professoras do IFRR, sendo metade titular e metade suplente, com escolha feita entre a categoria; quatro técnicos e/ou técnicas, metade titular e metade suplemente, também com a eleição realizada entre a categoria; quatro estudantes, metade titular e metade suplentes, com escolha realizada da mesma maneira; e mais quatro pessoas formadas no instituto, divididas entre titulares e suplentes também, e a escolha feita entre a categoria de egressos/egressas.

Quem se formou no IFRR e tem interesse em compor o Consup pode se candidatar para concorrer a uma das vagas, devendo apenas apresentar a comprovação da conclusão do curso por meio de diploma ou de declaração do Departamento de  Registro Acadêmico  (Dera) ou das Coordenações de Registros Acadêmicos (Coras).

As datas com a indicação do nome de cada unidade, as assembleias de escolha, a posse dos novos integrantes e outros detalhes sobre o processo eleitoral podem ser conferidos diretamente no edital. As primeiras assembleias estão programadas para os meses de maio e junho.

Os recursos relacionados ao edital e os pedidos de impugnação deverão ser feitos em formulário próprio, contido no documento regulamentador do processo de escolha, e encaminhados ao e-mail do conselho: conselho@ifrr.edu.br