Encontro virtual vai comemorar Dia do Psicólogo e 58 anos da Psicologia no Brasil

por Laura publicado 26/08/2020 13h27, última modificação 26/08/2020 13h27
Psicólogas e demais servidores do IFRR estão convidados a participar do encontro no dia 27 de agosto, a partir das 15 horas, via Google Meet

No dia 27 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Psicólogo, data em que, no ano de 1964, a profissão foi regulamentada pela Lei 4.119/64. Para celebrar e homenagear os profissionais dessa área que atuam na instituição, o Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio das servidoras integrantes do Acolhimento Psicológico On-Line, vai promover um encontro virtual no mesmo dia, às 15 horas, via Google Meet, pelo link  https://meet.google.com/hpc-wzbj-xoh. O público-alvo são as psicólogas e os demais servidores do instituto.

Em agosto, também são celebrados os 58 anos da Psicologia no Brasil. Desse modo, a ação idealizada pelo serviço de Psicologia do IFRR será alusiva aos dois grandes marcos na história da profissão.  Este ano, a campanha comemorativa do Conselho Federal de Psicologia foi intitulada “#Psi58anos – Superando distâncias, conectando vidas”. Entre outros aspectos, ela busca reconhecer a importância da Psicologia para a sociedade e problematizar os maiores e mais recentes desafios impostos pela pandemia.

Esses e outros temas estarão presentes no “Bate-papo Psi”, no qual se espera reunir toda a equipe de Psicologia do IFRR e os demais servidores interessados em falar sobre o exercício dessa profissão. “Integração profissional, relato de experiências e desafios da prática profissional serão alguns tópicos a serem tratados. Além disso, o encontro irá proporcionar o início das discussões para a realização do I Encontro de Psicologia do IFRR, que deverá ocorrer em 2021 ”, disse Wilma Moares, psicóloga da instituição.

Conforme Wilma, o instituto conta com o trabalho de sete psicólogas. “Essa equipe atua na área de Psicologia do Trabalho, com foco na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida do servidor, e na área educacional e escolar, com foco nos processos de ensino-aprendizagem e nas relações interpessoais no ambiente escolar. Temos ainda duas professoras que atuam no ensino básico, técnico e tecnológico na área de Psicologia”, contou.

A equipe idealizadora da ação é a mesma do Acolhimento Psicológico On-Line, que tem desenvolvido espaços de escuta e acolhimento das demandas de servidores ativos e aposentados, discentes e terceirizados do IFRR, oferecendo respostas rápidas de cuidados psicológicos. A iniciativa faz parte das estratégias de cuidado estruturadas pelo Grupo de Trabalho Acolhimento, vinculado ao Comitê de Crise para Enfrentamento do Coronavírus do instituto. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas em https://www.ifrr.edu.br/acolhimento-psicologico-online/.

O PSICÓLOGO – O trabalho desse profissional visa ajudar as pessoas a superar e a gerenciar problemas de relacionamento, ansiedade, estresse, medo, depressão, distúrbios alimentares, abuso de substâncias, psicoeducação de filhos, entre outras questões, além de ajudar aquelas pessoas que desejam aumentar seu nível de autoconhecimento. Sua prática profissional está engajada no contexto social em que a sociedade está inserida.

Dentro de suas especificidades profissionais, o psicólogo atua no âmbito da educação, da saúde, do lazer, do trabalho, da segurança, da justiça, da comunidade e da comunicação com o objetivo de promover o respeito à dignidade e à integridade do ser humano.

Laura Veras
26/8/2020