Palestra informa sobre cuidados com animais e zoonoses

por Sofia Lampert publicado 03/05/2017 20h30, última modificação 04/05/2017 18h16
Na ocasião, foram abordadas as dez principais doenças transmitidas por animais, a exemplo da raiva, da leptospirose e das verminoses, bem como suas características e a forma de evitá-las

Nesta quarta-feira, dia 3, servidores da Reitoria e do Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (IFRR) participaram de palestra sobre doenças transmitidas por animais de estimação, promovida pela Diretoria de Administração da Reitoria.

A palestrante foi a médica-veterinária Maria da Conceição Sales, da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses do Município de Boa Vista. Ela abordou as dez principais doenças transmitidas por animais, a exemplo da raiva, da leptospirose e das verminoses, bem como suas características e a forma de evitá-las.

Segundo a profissional, embora existam as zoonoses, se o animal é bem tratado e saudável, não transmitirá doenças. Ela reforçou que o acompanhamento médico-veterinário e a manutenção da higiene são fatores primordiais para a saúde e o bem-estar do animal, da família e da vizinhança, que também ficarão imunes às doenças listadas.

O engenheiro de segurança do trabalho do IFRR, Roosevelt Duarte, achou a palestra esclarecedora. “As pessoas devem estar conscientes de que os animais necessitam de cuidados diários, e negligenciar isso pode representar um risco à saúde de quem tem contato com eles”, pontuou.

Conforme a diretora de Administração do instituto, Marcele Brito, o objetivo da palestra foi conscientizar os servidores, por meio da partilha de informações técnicas, sobre a guarda responsável, os cuidados e a convivência saudável com animais em diversos ambientes.

Laura Veras
3/5/2017