Plataforma Hora do Enem oferecerá o primeiro simulado online no dia 30

por Laura publicado 15/04/2016 13h20, última modificação 18/04/2016 13h26

Pensando na preparação do estudante que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) lançou, no dia 5 de abril, o programa “Hora do Enem”, que disponibilizará videoaulas, simulados, exercícios e outros recursos grátis. Para se inscrever na plataforma, o estudante deve acessar o portal e realizar o cadastro aqui.

Este ano, devem ser realizados pelo menos quatro simulados nacionais pela internet. O primeiro será no dia 30 de abril, para os alunos matriculados no último ano do ensino médio. No simulado, eles irão responder a 80 questões com a mesma metodologia do Enem. O resultado de desempenho sairá automaticamente, comparando a nota com o curso e a instituição de preferência.

O estudante quem tem acesso à internet poderá resolver os simulados pelo computador, tablet ou celular próprio. Caso contrário, terá até esta sexta-feira, dia 15, para informar a necessidade de local para a realização do simulado, por meio da plataforma do programa. Serão disponibilizados computadores nos institutos federais, nas universidades, em instituições privadas e em escolas estaduais de ensino médio.

Mais três simulados online estão previstos: um para o dia 25 de junho, outro para o dia 13 de agosto e o último para os dias 8 e 9 de outubro. Além dos simulados, a plataforma oferece aulas e exercícios. Cada estudante recebe um plano individual de estudos de acordo com os objetivos do exame.  As aulas serão disponibilizadas online, na plataforma denominada MECflix.

O programa também oferecerá aos estudantes boletim de notícias e programa televisivo diários, em canais públicos, comunitários e universitários do país. A intenção é possibilitar o acesso daqueles estudantes que não possuem conexão com a internet.

Outras informações podem ser obtidas na página da Hora do Enem.

Enem –  A nota do exame é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada, por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

Laura Veras
Com informações do Ministério da Educação e da Empresa Brasil de Comunicação